Explicamos

Quantos anos Gollum tem em O Senhor dos Anéis

Criatura introduzida em O Hobbit é muito mais velha do que parece

Gollum em O Senhor dos Anéis
Gollum em O Senhor dos Anéis

Um dos personagens mais enigmáticos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, é a misteriosa criatura conhecida como Gollum.

Os fãs do livro têm sido intrigados pela pequena criatura desde sua primeira aparição no romance de 1937, O Hobbit, e sua fascinação só cresceu após seu papel ser expandido para o grandioso acompanhamento, O Senhor dos Anéis.

Gollum alcançou a imortalidade na cultura pop com as adaptações cinematográficas de Peter Jackson da famosa obra de Tolkien, sendo interpretado por Andy Serkis.

A principal coisa que a maioria do público sabe sobre a pequena criatura é sua obsessão eterna com o Um Anel, que ele carregou por tanto tempo. Mas devido à sua natureza misteriosa, isso levanta muitas perguntas. Não menos importante é a idade real de Gollum.

O tempo e as idades dos personagens frequentemente podem parecer um assunto complexo no mundo da Terra Média, com Aragorn tendo 86 anos no momento da história principal devido ao sangue élfico em suas veias e os Hobbits não atingindo a maioridade até os 33 anos. Portanto, a questão de quão velho é Gollum e por quanto tempo ele esteve em posse do Anel é interessante de explorar.

Sméagol em O Senhor dos Anéis

A idade de Gollum e sua trajetória desde que encontra o Anel

O Anel é encontrado pelo amigo de Sméagol, Déagol, enquanto os dois estão pescando no aniversário de Sméagol. Sméagol imediatamente fica obcecado com o ‘precioso’ e mata seu amigo para tomar posse dele. Este evento ocorreu no 2463º ano da Terceira Era (T.A.), quase dois milênios e meio após Isildur perder o Anel.

O diretor Peter Jackson cria a cena a partir da referência mais oblíqua de Tolkien no início do texto de A Sociedade do Anel, quando Gandalf relata o trágico destino de Sméagol a Frodo.

Sméagol e Déagol eram Stoors, um tipo de Hobbit que vivia nos Vales do Anduin. Sméagol tem 33 anos quando ganha posse do Anel, colocando seu ano de nascimento em 2430 T.A.

Isso é significativo, porque mostra que ele escolhe matar pelo Anel como adulto, e não como uma criança. Isso também o coloca na mesma idade que Frodo quando recebe o Anel de Bilbo. Gollum serve como o lado sombrio espiritual de Frodo durante os eventos de O Senhor dos Anéis.

Depois de matar Déagol, Sméagol eventualmente acaba se refugiando para viver profundamente dentro das Montanhas Sombrias. O Um Anel inflige vários efeitos naqueles que o possuem. O mais óbvio é a obsessão que enlouqueceu Sméagol, mas outro é seu poder de prolongar a vida de um mortal. Aquele que possui o Anel pode ter sua vida estendida indefinidamente, mas eles não podem crescer mais do que o fariam de outra forma. O Anel simplesmente estica sua vida existente até o ponto do cansaço.

Devido ao poder do Anel, Sméagol é capaz de viver por 471 anos, muito além dos 90-100 anos de vida natural de um Hobbit, em sua caverna sob a montanha. Ele sobrevive de peixes crus e do ocasional orc. A solidão de Gollum termina quando Bilbo o encontra e pega o Anel durante os eventos de O Hobbit em 2941 T.A., momento em que Gollum tem 511 anos.

Após perder o Anel, Gollum levou mais quatro anos para reunir coragem e deixar sua casa sob as Montanhas Sombrias. Quando finalmente o fez, seu objetivo era encontrar Bilbo e recuperar seu Anel. Infelizmente para Gollum, durante esse tempo, o rastro do Hobbit esfriou, e ele não conseguiu encontrá-lo. Pouco se sabe com certeza sobre o caminho da jornada de Gollum até ele encontrar Laracna no ano 2980 T.A.

Ele foi capturado por Sauron em algum momento por volta de 3009 T.A. e torturado por informações sobre o Anel até aproximadamente 3017 T.A. Para referência, isso acontece no intervalo entre a festa de 111 anos de Bilbo em 3001 T.A. e Frodo deixando o Condado em 3018 T.A. — este é o intervalo declarado no livro que os filmes têm o cuidado de não promover ou contestar. Durante sua tortura, Gollum diz apenas duas palavras, “Bolseiro” e “Condado”.

Satisfeito com isso sendo tudo o que ele sabe, Sauron o liberta com a esperança de que Gollum seja capaz de atrair o Anel. Pouco depois de sua libertação em 3017 T.A., Gollum é capturado novamente, desta vez por Aragorn. Ele é levado para a Floresta das Trevas e interrogado por Gandalf. Depois que Gandalf aprendeu tudo o que podia, os dois deixaram Gollum aos cuidados de Thranduil, pai de Legolas. Pouco depois de partirem, a Floresta das Trevas foi atacada por orcs, e Gollum escapou na confusão.

Depois disso, ele seguiu para as Minas de Moria, entrando por um lado oposto ao da Sociedade do Anel. Na edição estendida de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, Frodo vê Gollum os seguindo. Quando ele pergunta a Gandalf sobre isso, o mago responde que a criatura os estava seguindo há três dias. Agora estamos em 3019 T.A., e a partir de então, Gollum segue a Sociedade do Anel até se separar em Amon Hen.

Ele segue Frodo e Sam e depois os conduz para Mordor. Gollum tem 589 anos quando luta com Frodo dentro do Monte da Perdição e cai com o Anel para sua morte.

Os filmes de O Senhor dos Anéis podem ser assistidos por meio do Max.

Sair da versão mobile