Tudo sobre

The Last of Us: O que você precisa saber para entender a série

The Last of Us traz um apocalipse diferente e uma história imperdível

The Last of Us estreia amanhã (15) no HBO Max. Ela é baseada em games de PlayStation, mas não é necessário ter jogado antes de assistir. Ainda assim, é bom saber algumas coisas antes de ingressar nesse universo e falamos sobre isso, abaixo.

“Uma trama que beira a extinção humana. Vinte anos após a queda da civilização, Joel é contratado para tirar Ellie de uma zona de quarentena perigosa”, afirma a sinopse oficial de The Last of Us.

Além de Pedro Pascal como Joel e Bella Ramsay como Ellie, o elenco de The Last of Us conta também com Gabriel Luna (Matador), Anna Torv (Mindhunter), Merle Dandridge (Jesus Christ Superstar), Melanie Lynskey (Yellowjackets) e Rutina Wesley (True Blood).

Continue lendo para saber tudo o que você precisa saber antes de assistir The Last of Us.

Game é mais um a ganhar uma adaptação no audiovisual
Game é mais um a ganhar uma adaptação no audiovisual

Sobre os games de The Last of Us

A série da HBO é baseada na franquia iniciada no PlayStation 3 em The Last of Us. Até agora, foram lançados dois games (sem contar remasterizações ou remakes).

Já foi dito pelos responsáveis pelo seriado da HBO, que a série não vai além dos jogos, então podemos esperar pelo menos adaptações das duas primeiras iterações da franquia. Caso um terceiro game seja lançado nos próximos anos, é possível que também seja adaptado.

O foco, tanto do jogo, quanto da série, é o relacionamento de Joel e Ellie e não o apocalipse em si. Isso é importante, claro, e define toda a ambientação e problemáticas da obra, mas o ponto mais importante é a relação dos dois.

Isso vem de A Estrada, de Cormac McCarthy, um dos livros que serviu como base para a criação da franquia.

Vale apontar que Neil Druckmann, que criou The Last of Us, está envolvido com a série da HBO.

The Last of Us não traz um apocalipse zumbi normal

Em geral, filmes e séries envolvendo apocalipse zumbi mostram um vírus afetando a humanidade, transformando os humanos em seres descerebrados, que apenas querem comer gente. Em The Last of Us, a coisa muda de figura.

De fato, o apocalipse é causado por um fungo, o cordyceps, que domina a mente da pessoa infectada, tornando-a excessivamente violenta. Dessa forma, a infecção é transmitida pelo ar (por meio dos esporos) e por mordidas das criaturas e outros ferimentos causados por elas.

Vale apontar, contudo, que na série da HBO não veremos os esporos, conforme revelação do showrunner Craig Mazin. Então a transmissão deve ser só por contato direto mesmo.

Maior ameaça não são os infectados

Assim como em The Walking Dead, a maior ameaça em The Last of Us não são os “zumbis” e sim os sobreviventes. Em diversos momentos do primeiro jogo e do segundo isso é deixado bem claro.

Claro que os infectados representam um risco e são um fator determinante para a queda da humanidade e dificuldade da civilização se reerguer, mas para Joel e Ellie, o maior perigo vem das pessoas normais.

Não entregaremos spoilers, mas há momentos verdadeiramente aterradores no primeiro e segundo games que são causados diretamente por humanos não infectados.

O 1º episódio de The Last of Us será exibido neste domingo (15 de janeiro), às 22 horas, pela HBO e pela plataforma HBO Max.

Sair da versão mobile