Euphoria conquistou fãs ao redor do mundo quando chegou à HBO em 2019, mas a série foi na verdade baseada em um drama israelense anterior, coisa que muitos fãs não sabem.
A série da HBO acompanha um grupo de estudantes do ensino médio experimentando drogas, sexo e relacionamentos tóxicos.
Zendaya interpreta a personagem principal Rue Bennett, uma estudante do ensino médio que lida com o vício em drogas e lida com a morte de seu pai. Seu vício causa tensão e caos em sua família, mas ela encontra consolo em sua amiga e ex-namorada Jules, interpretada por Hunter Schafer.
Euphoria, na realidade, é baseada na série israelense de mesmo nome. O original foi criado por Ron Leshem, que trabalha como produtor executivo na série da HBO e escreveu episódios da série americana.
A Euphoria original e as diferenças entre as séries
Há muitas diferenças entre as séries, mas os temas gerais permanecem os mesmos. A série israelense também acompanha um grupo de estudantes do ensino médio lidando com o amadurecimento, cercado por drogas, violência e todo o caos que ser um adolescente implica.
A série israelense é baseada em um assassinato na vida real que aconteceu fora de um clube e se passa um ano após o assassinato, acompanhando a vida de adolescentes que lidam com o incidente.
Além da série original, o criador do seriado da HBO, Sam Levinson, também se inspirou em sua própria vida. O criador de Euphoria foi aberto sobre seu próprio vício em drogas quando adolescente e jovem adulto e como isso inspirou a história de Rue.
Levinson passou sua vida de jovem adulto dentro e fora de hospitais e instalações de reabilitação antes de ficar limpo aos 19 anos e permanecer assim desde então. Levinson misturou as mensagens e histórias da Euphoria israelense com suas próprias experiências de vida para criar a série da HBO.
Embora haja muitas semelhanças entre as duas séries em relação a tramas e personagens, as séries de Euphoria também têm algumas diferenças drásticas.
A israelense se passa nos anos 1990, mostrando a crescente tensão entre Israel e Palestina e como isso afetou os adolescentes que vivem naquele ambiente.
Outra grande diferença é que a personagem principal está narra a vida após a morte. Embora os fãs de Euphoria tenham muitas teorias de que Rue está morta, os showrunners nunca confirmaram isso.
Outras diferenças são que o personagem em que Fez se baseia não é um traficante de drogas, e os pais não estão presentes na Euphoria israelense. Ainda assim, ambas as séries compartilham as mesmas mensagens.
Atualmente, a série da HBO foi renovada para a terceira temporada, embora não tenha uma previsão de lançamento. Nada garante que esse será o último ano da série.
Euphoria está disponível no catálogo da HBO Max.