O top 10 da Netflix serve como base para muitos assinantes decidirem o que vão assistir. No entanto, somente porque uma série entrou para a lista das mais assistidas naquele período, não quer dizer que ela será renovada.
O executivo da Netflix, Peter Friedlander, conversou sobre o assunto com a Variety, deixando claro que o processo é muito mais complicado do que isso.
Friedlander foi questionado sobre as várias séries canceladas neste ano após uma ou duas temporadas, dentre elas Warrior Nun, Resident Evil, Fate: A Saga Winx, dentre outras.
“Acho que você vai ouvir isso de muitas pessoas, mas os cancelamentos são a parte mais difícil deste trabalho”, disse o chefe de TV roteirizada da Netflix nos EUA e Canadá.
Friedlander acrescentou: “Quando penso no trabalho que os criadores e todas as pessoas da Netflix colocam neles, nos preocupamos muito com eles, e não é algo que consideramos levianamente”.
Ele expressou que os cancelamentos são “apenas uma parte frustrante do trabalho”, que faz “parte do nosso negócio desde sempre”, enfatizando que não é uma “nova experiência”.
Top 10 da Netflix não significa muita coisa
Quando perguntado sobre o papel que a lista dos 10 programas mais assistidos desempenha ao considerar renovações de programas de TV, ele disse que é “apenas uma variável”.
“Acho que o Top 10 é uma ferramenta útil para as pessoas encontrarem séries, descobrirem seriados e falarem sobre eles e também ajuda na visualização. O Top 10 realmente serve dessa forma, e acho que é algo que fala sobre a popularidade naquele momento, e acho que é disso que se trata naquele momento”, disse Friedlander.
De fato, o Top 10 leva em conta dados muito recentes, tanto que muda de dia após dia.
Já para renovações, a Netflix leva em conta a audiência das quatro primeiras semanas, comparando-a com o orçamento de cada série, para definir sua rentabilidade.