Dirigido e protagonizado por Halle Berry, Ferida não demorou para se tornar um grande sucesso na Netflix. O longa conta a história de uma lutadora que retorna aos ringues para uma última e importante luta. Dado o grande realismo do longa, muitos fãs se perguntaram se a protagonista Jackie Justice existe na vida real.
Ferida foca em Jackie Justice, uma desacreditada lutadora de MMA que busca redenção como atleta – ao mesmo tempo em que tenta criar o filho que abandonou no início de sua carreira esportiva.
Embora tenha feito muito sucesso com o público da Netflix, Ferida dividiu a opinião da crítica especializada. O filme garantiu 52% de aprovação no Rotten Tomatoes, com elogios pela performance e direção de Halle Berry, e críticas sobre o roteiro.
O site HITC revelou se Jackie Justice é baseada em atletas da vida real ou se a trama da personagem é completamente fictícia; confira.
Jackie Justice existe na vida real?
Jackie Justice, a protagonista de Ferida, não é baseada em qualquer lutadora de MMA ou atleta da vida real. Na verdade, a personagem é uma criação completamente fictícia de Halle Berry.
A atriz e diretora passou um bom tempo construindo a personalidade de Jackie, e se inspirou em suas próprias experiências para criar alguns dos dilemas da personagem.
Em sua preparação para o papel, Halle Berry também treinou artes marciais por pelo menos 8 meses – incluindo a prática de boxe, judô e jiu-jitsu brasileiro.
Durante uma entrevista ao The New York Times, a atriz falou sobre as semelhanças de Jackie Justice com sua trajetória em Hollywood.
“Eu entendo como é ser marginalizada como uma mulher negra. A raiva, o ressentimento, o medo e a frustração que vêm com tudo isso”, comentou a atriz.
Assim como Jackie Justice, Ferida não é baseado em uma história real. Todos os eventos do filme foram criados por Halle Berry e pela roteirista Michelle Rosenfarb. O estúdio aceitou todas as mudanças propostas pela dupla.
Halle Berry, por exemplo, advogou pela inclusão de uma mulher negra e madura para o papel principal, com a intenção de revitalizar um subgênero marcado por clichês.
Após buscar pela atriz perfeita para o papel de Jackie Justice, Halle Berry decidiu aceitar o desafio e interpretar a protagonista.
O aspecto mais realista de Ferida é a performance de Lady Killer, a adversária de Jackie Justice em sua luta final – o que não é exatamente uma surpresa, já que a personagem é interpretada por uma lutadora de MMA da vida real.
Ferida já está disponível no catálogo brasileiro da Netflix.