Realidade ou ficção?

Harekr e Jorundr existiram mesmo ou são invenção de Vikings: Valhalla?

Netflix constantemente usa licença poética com Vikings: Valhalla

Alerta de spoilers

A segunda temporada de Vikings: Valhalla, enfim, chegou à Netflix. Nela, vemos Freydis indo para Jomsborg, onde conhece Harekr e Jorundr. Mas eles existiram na vida real, ou são invenção da série? Veremos isso agora.

Assim como a série original, Vikings: Valhalla é baseada em eventos históricos, pessoas, lugares e lendas, mas nem sempre é historicamente precisa. Em alguns casos, personalidades históricas ganharam enredos totalmente diferentes, enquanto outros são uma combinação de pessoas diferentes.

A segunda temporada do seriado da Netflix continua explorando os últimos anos da Era Viking e, para isso, leva os espectadores a Jomsborg.

Lá ela conhece Harekr, o líder de Jomsborg, que não é tão benevolente quanto parece, e ele logo mostra suas verdadeiras cores, levando Freydis a defender a si mesma e ao povo de Jomsborg. Jomsborg é um lugar semi-lendário, e os Jomsvikings eram reais, mas e quanto a Harekr e Jorundr?

Não há evidências de um líder Jomsviking chamado Harekr, mas acredita-se que ele tenha sido baseado em Hårek de Tjøtta, um fazendeiro norueguês e chefe local. Hårek era filho de Eyvindr skáldaspillir, um skald (um poeta) da corte do rei Hákon, o Bom.

Hårek viveu na aldeia de Tjøtta, em Nordland, e foi bastante influente no distrito de Hålogaland. A maior história de Hårek é sobre sua participação na Batalha de Stiklestad, na qual Olaf Haraldsson tentou tomar a Noruega de volta com a ajuda de um exército sueco.

Hårek e seu exército camponês derrotaram Olaf, que morreu como resultado dos ferimentos graves que ele teve durante a batalha. No entanto, seis anos depois, Hårek visitou o rei Magnus Olafsson I (filho de Olaf) em Trondheim, e foi morto a machadada.

A verdade por trás de Jorundr

Jorundr também era uma pessoa real, mas assim como Harekr, sua história era muito diferente. Ele foi um rei sueco, filho de Yngvi da Casa de Yngling.

O historiador e poeta islandês Snorri Sturluson contou que quando Jorund era jovem, ele viajou pelos mares e saqueou com seu irmão, e eles eram grandes guerreiros.

Jorundr governou a Suécia em Uppsala, mas continuou a pilhar durante o verão. Em uma dessas ocorrências, quando ancoraram em Oddesund, foram descobertos pelo pirata norueguês Gylaug de Hålogaland.

Jorundr foi superado em número por Gylaug e seus homens e perdeu a batalha, e Gylaug o enforcou.

Vikings: Valhalla está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile