Netflix

Netflix deu fim confuso para O Mundo Sombrio de Sabrina 3; entenda

CONTÉM SPOILERS!

O Mundo Sombrio de Sabrina da Netflix retorna para uma assustadora terceira temporada, e o final cria ainda mais problemas para Greendale e sua bruxa adolescente residente. Baseada na série da Archie Comics e desenvolvida para a TV por Roberto Aguirre-Sacasa, O Mundo Sombrio de Sabrina acontece do outro lado do rio em direção a Riverdale.

Não para os fracos de coração, a série apresenta muitos elementos de horror – que na terceira temporada incluem inúmeras viagens ao inferno.

Quando a história terminou no final da segunda temporada, Lúcifer havia sido preso dentro do corpo de Nick Scratch e Lilith havia sido coroada como a nova Rainha do Inferno. No entanto, a terceira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina encontra os três reinos – Céu, Inferno e Terra – desequilibrados devido à instabilidade do trono do Inferno, forçando Sabrina a reivindicar a coroa por si mesma.

As bruxas pagãs sentem a fraqueza das bruxas satânicas e seguem para Greendale, com planos de ressuscitar um velho deus chamado Homem Verde e deixar a vida vegetal retomar o mundo. A força da Igreja da Noite se esgota sem as bênçãos de Lúcifer, e Sabrina se vê dividida em três direções diferentes: derrotar o príncipe Caliban do trono do inferno; rejuvenescer os poderes de seu clã; e tentar proteger seus amigos mortais das novas ameaças sobrenaturais.

Sabrina consegue o desafio final do trono do inferno, roubando as trinta moedas de prata de Judas da tumba de Vlad, o Empalador. No entanto, ao retornar ao inferno, ela é enganada por Caliban, que a enterra em pedra no nono círculo do inferno, e revela que ele fez o mesmo com Lúcifer e Lilith.

Com a Casa de Morningstar derrotada, parece que Sabrina perdeu e está condenada a permanecer no inferno para sempre – até que ela seja resgatada por alguém inesperado. Aqui está o que acontece no final da terceira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina, e o que isso significa para a quarta temporada.

O que acontece na linha do tempo original

No início do final da terceira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina, “Sabrina is Legend”, Ambrose explica o que aconteceu na linha do tempo original depois que Sabrina foi sepultada em pedra. Caliban é coroado rei do inferno e tenta cumprir sua promessa de campanha de transformar a Terra no décimo círculo do inferno.

Ele lidera os exércitos do inferno em um ataque à Terra, mas é completamente derrotado pelos pagãos, que usaram Harvey Kinkle como sacrifício virgem para ressuscitar o Homem Verde e escravizar o mundo. Com Caliban derrotado e o Inferno enfraquecido, os Celestiais descem do Céu e saquearam o Inferno, deixando-o vazio.

A partir daqui, as coisas ficam um pouco enlameadas. Depois de várias décadas, uma versão futura de Sabrina aparece para resgatar a Sabrina sepultada.

Não está claro quem libertou esta Sabrina original, ou se ela de alguma forma se libertou, ou se existe simplesmente um ciclo infinito de tempo de Sabrinas sendo resgatada por Sabrinas, criando um paradoxo de predestinação. Seja como for, a futura Sabrina muda de lugar com a Sabrina sepultada em pedra e lhe dá instruções estritas para fazer a mesma coisa quando chegar a sua hora.

Como Sabrina muda a linha do tempo para salvar Greendale

Seguindo as instruções de sua futura eu, Sabrina retorna à Terra armada com as três peças da Regalia Profana: a coroa do rei Herodes, o prato de Pôncio Pilatos e a prata de Judas. Ela descobre que muitas décadas se passaram.

Todos os seus amigos e familiares agora são esqueletos – com exceção de Ambrose, que conseguiu sobreviver e fugir dos pagãos. Juntos, Sabrina e Ambrose descobrem que podem usar o Ovo do Tempo que o Padre Blackwood recuperou do Lago Ness para enviar Sabrina de volta no tempo antes que os pagãos vencessem.

O destino final da Regalia Santa deveria ser derretida e transformada em uma arma para alimentar essa jornada: uma estrela da manhã.

Armada com seu conhecimento do futuro, Sabrina é capaz de impedir que Theo, Harvey e Roz sejam capturados pelos pagãos e salvar Mambo Marie, tia Zelda e Prudence de serem mortas pelo padre Blackwood. Eles se reagrupam na Academia de Artes Invisíveis, onde Sabrina traça um plano para induzir os pagãos a matar seu próprio deus.

O novo namorado de Theo, Robin, que havia desertado dos pagãos, finge que sua traição fazia parte de seu disfarce e lhes traz um sacrifício virgem pelo Homem Verde para provar sua lealdade: Srta. Wardwell.

Depois de iniciar o ritual, os pagãos percebem tarde demais que a Sra. Wardwell é na verdade Pesta, a bruxa hedge disfarçada, e ela usa seus poderes únicos de decadência para destruir o Homem Verde. Com seu deus morto, os pagãos são expulsos de Greendale e seus líderes são mortos.

No entanto, quando chega a hora de Sabrina ir para o inferno e se salvar da pedra, ela propõe um plano diferente – que ela acha que resolverá todos os seus problemas.

Como (e por que) Sabrina cria um paradoxo no tempo

Em vez de se libertar da pedra depois de ser enganada por Caliban, Sabrina volta ao seu passado antes de chegar ao nono círculo do inferno. Depois de tudo o que ela testemunhou no terrível futuro em que seus amigos e familiares morreram, Sabrina finalmente teve a convicção de que estava perdendo o resto da temporada: ela quer viver em Greendale e se dedicar a seus amigos mortais e seu clã, em vez de Trono do inferno.

No entanto, o eu passado de Sabrina não viveu esse futuro e ainda tem fome de poder infernal. Sabrina, portanto, propõe um acordo: a outra versão de si mesma permanecerá para trás e governará como a Rainha do Inferno, enquanto a “original” Sabrina voltará para casa.

Parece a solução perfeita: o inferno ganha uma monarca totalmente dedicada, estabilizando os reinos; Lúcifer ficará satisfeito ao ver sua filha no trono; e Sabrina começa a abraçar completamente ser uma Spellman e não uma Morningstar.

Claro, não existe um final feliz em O Mundo Sombrio de Sabrina. Quando Sabrina admite o que fez com Ambrose, ele fica horrorizado, dizendo que ela criou um paradoxo no tempo que pode causar um caos ainda maior.

O inferno deixado sem um governante apenas desestabilizou os três reinos, mas ao quebrar o ciclo do tempo, Sabrina desestabilizou o próprio tecido do tempo e da realidade. Além disso, ela fez isso no pior momento possível – já que o padre Blackwood está empenhado em trazer de volta terrores terríveis que são ainda mais velhos e mais poderosos que os deuses pagãos.

Padre Blackwood, os terrores de Eldritch e o Ovo do Tempo

Ladeado por seus filhos gêmeos, Judith e Judas, e uma Agatha completamente insana, o padre Blackwood (depois de recuperar o Ovo do Tempo da casa Spellman depois que seus ocupantes fugiram) finalmente realiza o que estava tentando fazer na Escócia. Realizando um ritual sombrio, ele convida os terrores de Eldritch a “rasgar a pele da realidade”.

Ele apunhala o Ovo do Tempo, fazendo-o chocar e desencadear uma abominação desconhecida no mundo. Blackwood declara que é “o começo do fim… o fim dos Spellman. O fim de todas as coisas”, antes de explodir em gargalhadas maníacas.

Enlouquecidos pelos quinze anos que ele passou em uma dimensão de bolso estudando os terrores de Eldritch, as prioridades de Blackwood aparentemente mudaram de obter poder para destruir toda a realidade. Obviamente, isso não é uma ótima notícia, mas pelo menos as bruxas de Greendale não são mais impotentes.

A ordem de Hécate explicada

Ao longo da terceira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina, Zelda luta com a direção da Igreja da Noite. O clã anteriormente adorava e derivava seu poder de Lúcifer, mas ele estava compreensivelmente infeliz por ter sido enganado e aprisionado por Sabrina e sua família.

Ele retira seus presentes da Igreja da Noite, deixando seus poderes esgotados, e o plano de Zelda de orar a Lilith acaba durando pouco quando a reivindicação de Lilith ao trono do Inferno é rejeitada. É preciso um pincel com a morte e uma jornada espiritual através do limbo para Zelda perceber quem eles deveriam estar adorando.

Depois que tia Hilda não ressuscita do fosso de Caim, as mulheres da Igreja da Noite se reúnem em torno de seu túmulo e se comprometem com Hécate. Partindo da mitologia grega, Hécate é uma deusa antiga da magia e bruxaria (entre outras coisas).

Ela é uma das várias divindades que encarna o arquétipo da deusa tripla – ao mesmo tempo Maiden, Mãe e Crone, que em O Mundo Sombrio de Sabrina são representadas por três fases da lua. Hécate abençoa o clã com poderes restaurados, trazendo Hilda de volta à vida, e a Igreja da Noite renomeia como a Ordem de Hécate.

Em combinação com Sabrina, aplacando Lúcifer, deixando uma versão de si mesma para governar o Inferno, a Igreja da Noite, tornando-se a Ordem de Hécate, oficialmente encerra a fidelidade dos Spellman a Satanás. É uma grande mudança para um programa da Netflix que, até agora, teve personagens frequentemente dizendo coisas como “Louvado seja Satanás”.

A magia deles pode muito bem ser muito diferente na quarta temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina – mas, como os terrores antigos já existiam muito antes dos deuses gregos, a Ordem de Hécate pode não ser poderosa o suficiente para impedir o que está por vir.

A terceira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile