Netflix

O melhor filme de 2020 está ESCONDIDO na Netflix e você não sabia

Você pode não ter ouvido falar do drama policial de 2019 A Sun, o quinto longa-metragem de ficção do aclamado diretor e diretor de fotografia de Taiwan, Chung Mong-hong. Sua estreia em 2008, Parking, estreou em Cannes em Un Certain Regard.

Você quase certamente não viu; após a exibição em festivais como Toronto 2019 e Palm Springs 2020, ele chegou à Netflix em janeiro sem alarde. Depois que a Variety o nomeou o melhor filme de 2020, ele está recebendo muito mais atenção – mas o final feliz desse filme também é um conto de advertência.

Isso é o que realmente diferencia A Sun: esse filme não apenas escapou aos olhos do público, mas também iludiu os críticos. A Sun tem nove avaliações no Rotten Tomatoes e nenhuma no Metacritic.

O crítico David Ehrlich, do Indie Wire, reconheceu que a seleção da Variety foi a primeira vez que o filme apareceu em seu radar, mas depois de assisti-lo ele concordou que o filme exige uma consideração séria ao Oscar.

“Os filmes nunca foram tão acessíveis”, escreveu Ehrlich.

“E nunca foram tão difíceis de encontrar.”

Aclamado pela crítica, mas pouco comentado

Bem-vindo a 2021, onde um lançamento nos cinemas não é necessário para revisão, nem deve ser tratado como o único árbitro da qualidade.

Os cinco filmes de Steve McQueen de Small Axe (Amazon), American Utopia (HBO Max) e Soul (Disney+) estão entre os mais comentados do ano. Entender como todos ignoraram A Sun – e como isso pode ser evitado no futuro – requer algum trabalho forense.

O pouco comentado A Sun teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2019 como um dos 55 títulos na seção Contemporary World Cinema. Toronto obtém a maior parte de sua energia de seleções orientadas a prêmios, aparições de estrelas e estreias de estúdio, com largura de banda limitada para filmes menores.

Com 156 minutos, de um país sem nenhum perfil real de bilheteria nos Estados Unidos (Comer Beber Viver de Ang Lee recebeu uma indicação ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 1995, com O Tigre e o Dragão vencedor do Oscar e um blockbuster em 2000), A Sun não apareceu contra filmes de alto perfil na seção do Festival Internacional de Cinema de Toronto como Bacurau, Uma Mulher Alta e Os Miseráveis.

A Variety e o Hollywood Reporter não cobriram o filme fora do Festival Internacional de Cinema de Toronto, mas publicaram críticas favoráveis ​​após sua estreia em outubro no Festival de Cinema de Tóquio.

A Sun teve uma estreia nos cinemas em novembro de 2019 em Taiwan e ganhou a maioria dos prêmios principais no Festival e Prêmios do Cavalo de Ouro. Distribuidores de cinema nos Estados Unidos mostraram pouco interesse. Naquela época, a Netflix adquiriu os direitos.

A Sun, visto por muitos críticos como o melhor filme de 2020, está agora disponível na Netflix.

Sair da versão mobile