Chocante

O que causou o apocalipse em O Mundo Depois de Nós? Explicamos o final do filme da Netflix

Tudo sobre o fim do filme do diretor de Mr. Robot

Ethan Hawke e Julia Roberts em O Mundo Depois de Nós
Ethan Hawke e Julia Roberts em O Mundo Depois de Nós

O Mundo Depois de Nós é o novo drama pós-apocalíptico da Netflix. Dirigido por Sam Esmail, de Mr. Robot, o filme conta com um final cheio de ambiguidade. Vamos mergulhar nesse desfecho.

“As férias de uma família são perturbadas quando dois estranhos chegam à noite, em busca de refúgio contra um ataque cibernético que se torna mais assustador a cada minuto, forçando todos a aceitarem o seu lugar num mundo em colapso”, diz a sinopse do filme.

O Mundo Depois de Nós é o primeiro filme de ficção produzido pela empresa dos Obama, a Higher Ground Productions, que anteriormente se concentrou em programas infantis, documentários e dramas históricos.

O diretor Sam Esmail, criador de Mr. Robot, adaptou o roteiro do romance de 2020 de Rumaan Alam. O ex-presidente Obama incluiu o romance de Alam em sua lista de leituras de verão de 2021.

Continue lendo para saber mais sobre o final de O Mundo Depois de Nós.

O Mundo Depois de Nós
O Mundo Depois de Nós

O final de O Mundo Depois de Nós

Quem já leu o livro original sabe que a maior mudança em O Mundo Depois de Nós foi transformar GH e Ruth em uma dupla pai e filha, em vez de um casal como no livro.

No entanto, além deste ajuste, os eventos se desenrolam em grande parte como no livro. O filme expande os elementos de desastre, como o acidente com Teslas e uma queda de avião na praia, mas outros momentos, como o ruído penetrante e os apagões, vêm do livro – até mesmo os flamingos chegam no livro.

A parte final do filme tem o mesmo evento instigante também. O filho de Amanda e Clay, Archie, acorda e percebe que seus dentes estão caindo, enquanto sua filha Rose está desaparecida. GH e Clay saem para procurar ajuda do vizinho Danny, mas ele oferece zero assistência além de um aviso para voltarem para casa.

Enquanto isso acontece, Amanda e Ruth saem à procura de Rose, mas sem sorte. A única coisa que encontram é o quão afetado o mundo foi.

Ao assistirem, e enquanto GH e Clay planejam retornar para casa, vemos Rose indo para uma casa próxima que chamou sua atenção anteriormente.

Ela está abandonada, então Rose aproveita a comida e a bebida ao redor, antes de descer para um quarto seguro. É o “bunker do fim do mundo” que os vizinhos de GH, os Thornes, construíram em segredo, do qual Danny fala para eles mais cedo.

No bunker, há comida, água, camas e eletricidade, mas, mais importante para Rose, uma coleção bem organizada de DVDs e uma TV. Ela pega a caixa da temporada final de Friends e aperta o play no último episódio, enquanto o filme termina.

A subtrama de Friends, onde Rose estava frustrada com a falta de internet impedindo-a de terminar a série, é uma invenção para o filme. No entanto, é a única divergência real do livro, que terminou com ela pegando os suprimentos e voltando para casa.

É um final que pode causar alguma frustração, já que não explica realmente nada, mas está de acordo com o livro, que é igualmente ambíguo. O filme, no entanto, oferece uma explicação potencial.

Julia Roberts em O Mundo Depois de Nós
Julia Roberts em O Mundo Depois de Nós

O que causou o apocalipse?

Na manhã após o apagão, Amanda vê uma notificação em seu celular de que “hackers” estavam por trás da falha de energia, mas não consegue ler mais sobre isso. Logo fica claro que não é apenas uma falta de energia, e que GH pode saber mais sobre o que está acontecendo.

Quando Clay tenta ir à cidade para descobrir mais informações, ele encontra um drone que soltou panfletos com escrita árabe que se traduz para “Morte à América”. No entanto, mais tarde, em sua conversa com Danny, ele revela que um amigo seu em San Diego recebeu panfletos com língua coreana ou chinesa.

Isso parece ser a informação que faz tudo fazer sentido para GH. Antes de voltarem para casa, GH explica exatamente sobre o que estava preocupado durante o filme e por que estava quieto para evitar assustá-los.

Ele trabalha no setor financeiro e um de seus clientes está envolvido no setor de defesa, o que significa que GH estudou a “análise custo-benefício de campanhas militares”. O que está acontecendo no mundo lembra GH de um programa que seu cliente estava “aterrorizado”.

Era uma “manobra de três estágios” que, se utilizada efetivamente, “poderia derrubar o governo de um país de dentro para fora”.

O primeiro estágio é “isolamento”, que foi a falta de energia e o hackeamento de satélites que até impedem que telefones via satélite funcionem. Depois disso, o segundo estágio é “caos sincronizado” onde o país é aterrorizado com “ataques secretos e desinformação”, como o ruído penetrante, os variados panfletos e assim por diante.

“Se feito com sucesso, o terceiro estágio aconteceria por conta própria. Golpe de estado. Guerra civil. Colapso. Esse programa era considerado a maneira mais eficaz de desestabilizar um país,” explica GH. “Porque se a nação alvo estivesse disfuncional o suficiente, ela, essencialmente, faria o trabalho para você. Quem começou isso quer que nós terminemos.”

Vale ressaltar que, mesmo que seja isso que provoca o apocalipse, O Mundo Depois de Nós ainda não revela quem está por trás disso.

Danny observa que poderia até ser uma combinação dos inimigos dos EUA, mas ele é um pouco teórico da conspiração, então isso não é um fato garantido.

O que sabemos, no entanto, é que, quem quer que esteja por trás disso, foi certamente um ataque bem-sucedido. Quando Rose entra no bunker na casa dos Thornes, vemos o Sistema de Alerta de Emergência deles entrar em ação, revelando o estado do país:

“Casa Branca e grandes cidades sob ataque de forças armadas rebeldes. Níveis elevados de radiação detectados perto de múltiplos centros populacionais. Procure abrigo imediatamente.”

O que acontece a seguir não fica claro, o que é exatamente como o roteirista-diretor Sam Esmail pretendia. “Acho que todos nós nos comprometemos com a ideia de que não deve haver uma resposta fácil,” ele disse.

“Não devemos aliviar porque, como na vida, temos que enfrentar ambiguidades o tempo todo. Isso era essencial para o livro e central para o que eu queria fazer no filme. Não há respostas fáceis e soluções e temos que encarar isso e seguir em frente.”

E ao não revelar exatamente quem está por trás do apocalipse, torna O Mundo Depois de Nós ainda mais arrepiante.

O Mundo Depois de Nós está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.