Netflix

Os melhores filmes de suspense de 2023

Suspenses imperdíveis que fãs do gênero não podem perder

Suspense não é um gênero fácil de se trabalhar. Não apenas você precisa contar uma história convincente, envolvente, como precisa saber manter as soluções dos melhores mistérios para o fim – isso se não der uma de David Lynch e deixar o espectador na dúvida eterna, claro.

Não por acaso filmes de suspense costumam dividir o público e os críticos amplamente, agradando muito a alguns, enquanto outros sequer conseguem imergir nas narrativas contadas ao longo da projeção.

Uma lista como esta, portanto, é, em grande parte, subjetiva por natureza, embora seja pautada tanto na nossa opinião no Observatório do Cinema, quanto de colegas críticos afora (via Rotten Tomatoes). O que podemos garantir, dito isso, são obras para fãs de diversos estilos e temáticas, tendo em vista a abrangência e os diferentes tipos de suspense.

Dito isso, sem mais delongas, confira os 7 melhores filmes de suspense de 2023 conforme nossos critérios.

Desaparecida

“Quando sua mãe desaparece enquanto estava de férias na Colômbia com seu novo namorado, a busca de June por respostas é dificultada pela burocracia internacional. Presa a milhares de quilômetros de distância em Los Angeles, June usa criativamente toda a tecnologia mais recente ao seu alcance para tentar encontrá-la antes que seja tarde demais. No entanto, à medida que ela se aprofunda cada vez mais, sua perspicácia digital logo levanta mais perguntas do que respostas”, diz a sinopse de Desaparecida.

O suspense é um dos mais elogiados de 2023, atualmente contando com 87% de aprovação no Rotten Tomatoes, com 139 críticas contabilizadas. “Desaparecida pode forçar a credulidade em seus esforços para manter o público adivinhando, mas um ritmo acelerado e medos relacionáveis impedem que este tecno-thriller sinuoso perca completamente o caminho”, diz o consenso dos críticos.

Batem à Porta

“De férias em um chalé distante, uma jovem e seus pais são feitos reféns por quatro estranhos armados que exigem uma escolha inimaginável da família para evitar o apocalipse. Com acesso limitado ao mundo exterior, a família deve decidir no que realmente acredita antes que tudo esteja perdido”, diz a sinopse oficial de Batem à Porta.

Trata-se do mais novo de M. Night Shyamalan, conhecido por O Sexto Sentido e Fragmentado. O filme conta com 67% de aprovação no Rotten Tomatoes, com mais de 300 críticas contabilizadas.

O Pálido Olho Azul conta com Christian Bale no elenco

O Pálido Olho Azul

“Um detetive aposentado recruta um cadete chamado Edgar Allan Poe para ajudar a investigar um terrível assassinato na Academia Militar dos EUA”, afirma a sinopse oficial de O Pálido Olho Azul.

Embora tenha dividido os críticos, o filme com Christian Bale foi um dos mais comentados do começo do ano. Ele traz 63% de aprovação da crítica especializada, misturando personagens históricos com uma trama fictícia, estabelecendo um suspense arrebatador.

The Covenant

“The Covenant, de Guy Ritchie, segue o sargento do Exército dos EUA John Kinley (Jake Gyllenhaal) e o intérprete afegão Ahmed (Dar Salim). Depois de uma emboscada, Ahmed faz esforços grandiosos para salvar a vida de Kinley. Quando Kinley descobre que Ahmed e sua família não receberam passagem segura para os Estados Unidos como prometido, ele deve pagar sua dívida retornando à zona de guerra para recuperá-los antes que o Talibã os cace primeiro”, diz a sinopse.

Temos aqui outro dos mais bem avaliados suspenses do ano. Aqui o cenário é de guerra, trazendo tensão a todo o momento. O filme conta com 82% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O filme espanhol Infiesto está disponível na Netflix.

Infiesto

“Em meio aos desafios da pandemia do coronavírus, uma dupla de detetives vai atrás dos responsáveis por uma série de acontecimentos sinistros”, diz a sinopse de Infiesto na Netflix.

O thriller espanhol Infiesto traz um ar de True Detective, que se destaca mais pela atmosfera pesada, do que pela efetiva originalidade do texto. Trata-se de um filme que vai deixar o espectador vidrado em tela a todo e qualquer momento.

Idris Elba como Luther

Luther: O Cair da Noite

“Assombrado por um assassinato que não foi resolvido, o brilhante policial John Luther foge da prisão em busca de um serial killer”, diz a sinopse oficial de Luther: O Cair da Noite, na Netflix.

Luther traz o detetive de Idris Elba de volta para as telas, anos após o término da série britânica original. Os eventos de O Cair da Noite são ambientados após o desfecho da 5ª temporada de Luther. Ou seja: o filme da Netflix é uma continuação, não um prólogo.

A obra conta com 68% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

Na Palma da Mão já está na Netflix

Na Palma da Mão

“A vida de uma mulher vira de cabeça para baixo quando um homem perigoso encontra um celular perdido e começa a seguir tudo o que ela faz”, diz a sinopse oficial de Na Palma da Mão na Netflix.

Produzido na Coreia do Sul, Na Palma da Mão é o suspense perfeito para quem curte o característico estilo dos k-dramas. Ele conta com 71% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

A Garota Artificial

“Agentes especiais descobrem um programa inovador para atrair predadores online. Com ajuda do desenvolvedor, a IA evolui além do propósito original e traz problemas”, diz a sinopse de A Garota Artificial.

Agora é o momento perfeito para investir em filmes de suspense e terror sobre inteligência artificial, tendo em vista a popularidade de ferramentas como o ChatGPT e afins. O filme em questão faz justamente isso, explorando sob nova vertente o perigo de uma IA desgovernada.

A Garota Artificial é um longa-metragem amplamente elogiado, com 91% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

Sair da versão mobile