Cillian Murphy se tornou o rosto de Peaky Blinders como Tommy Shelby. Curiosamente, o ator quase ficou de fora da série de sucesso.
Apesar de já ostentar uma impressionante lista de créditos na tela, o perfil de Murphy foi elevado em 2013, quando ele conseguiu o papel principal em Peaky Blinders.
Situado em Birmingham, Inglaterra, nos anos seguintes à Primeira Guerra Mundial, a série traz Murphy interpretando Thomas “Tommy” Shelby, o líder desonesto e astuto da gangue titular.
Antes da estreia da série, é seguro dizer que mesmo os fãs mais firmes de Murphy nunca viram o ator em um papel similar. Ao longo das angustiantes seis temporadas da série, no entanto, Tommy se tornaria um dos personagens mais amados do ator.
Tanto que é quase impossível imaginar outro ator no papel. Mas antes de assumir o papel, Murphy estava aparentemente bastante preocupado que o criador da série, Steven Knight, não o contrataria para o papel.
Parece que Cillian Murphy acreditava que o fato de interpretar personagens do mesmo estilo acabaria lhe custando o papel principal em Peaky Blinders. Afinal, antes de conseguir o protagonismo na série, Murphy dificilmente era visto como um cara durão.
Outro Tommy Shelby
Em entrevista à Entertainment Weekly (via Looper), o ator admitiu que essencialmente passou toda a sua carreira interpretando exatamente o oposto de um personagem como Tommy Shelby.
“Houve uma leve hesitação porque eu nunca interpretei esse tipo de personagem imponente hiper-masculino”, disse Murphy.
Acontece que Murphy estava certo em se preocupar, já que Steven Knight não estava inicialmente convencido de que o ator poderia transmitir adequadamente os aspectos fisicamente intimidadores de Tommy Shelby.
Na verdade, o criador de Peaky Blinders admitiu em entrevista à Esquire que acreditava que Murphy era o “oposto” de Tommy. Knight ainda disse ter considerado escalar Jason Statham para o papel.
Murphy finalmente convenceu Knight de que ele poderia assumir o papel por meio de uma mensagem de texto dizendo simplesmente: “Lembre-se, eu sou um ator”.
Murphy recompensou a aposta de Knight apresentando uma das performances mais ferozes de sua elogiada carreira.
No Brasil, Peaky Blinders está disponível na Netflix.