Netflix

Sangue e Ouro é uma história real? A verdade por trás do filme da Netflix

Filme se passa nos dias finais da 2ª Guerra

O mais recente filme de guerra da Netflix é bem diferente do elogiado Nada de Novo no Front, que estreou na plataforma em 2022. Em Sangue e Ouro, somos transportados para a Alemanha dos anos 1940, nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Lá, somos apresentados a Heinrich, um soldado que foge de seu posto na esperança de se reunir com sua filha.

A grande questão que fica é: essa é uma história real? Veremos mais adiante.

“Alemanha, primavera de 1945. Após seis anos de guerra, o soldado alemão Heinrich está farto e abandona seu posto. Eventualmente, os nazistas o pegam e o enforcam, mas assim que eles partem, uma mulher chamada Elsa aparece e o salva a tempo. Enquanto ela e seu irmão, Paule, cuidavam de Heinrich de volta à saúde, os nazistas se estabeleceram em uma cidade próxima, em busca de ouro que estava escondido por uma família judia. Sem o conhecimento da tropa, o ouro foi desenterrado e levado por um grupo de moradores. Quem vai acabar com o ouro – e quem vai acabar morto – é uma incógnita.”

O roteiro de Sangue e Ouro foi escrito por Stefan Barth. Ele trabalhou em uma variedade de outros projetos, incluindo séries e filmes alemães, incluindo Cologne P.D., Motown (que ele também dirigiu), Der Clown e Spook Inn.

Confira, abaixo, se Sangue e Ouro é uma história verdadeira.

Sangue e Ouro é uma história verdadeira?

O filme da Netflix não é uma história verdadeira. Em vez disso, esta batalha sangrenta particular entre os aldeões alemães e as forças nazistas é inteiramente inventada.

No entanto, a história tem alguma conexão com a realidade, pois as forças nazistas apreenderam todos os tipos de objetos de valor preciosos e ouro dos territórios que invadiram durante a guerra para continuar a financiar o regime de Hitler.

Então, é fácil ver por que o esquadrão em particular em Sangue e Ouro está tão desesperado para colocar as mãos no esconderijo de barras de ouro no filme, e por que os aldeões estão ansiosos para mantê-lo para si mesmos.

Por sinal, essa temática já foi abordada em outro filme de guerra. Estrelado por George Clooney, Caçadores de Obras-Primas gira em torno justamente da tentativa de soldados aliados em recuperarem obras de arte roubadas pelos nazistas.

Sangue e Ouro está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile