Incrível

Abertura de Os Anéis de Poder esconde um segredo mágico

Série de O Senhor dos Anéis faz referência a O Silmarillion na abertura

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder conta com uma abertura bastante peculiar e um tanto quanto abstrata. Ela esconde um segredo, que pode passar despercebido por muitos fãs.

Na sequência, vemos grãos de areia dourados formando diversas formas, como os anéis (evocando o tema central e título da série), as duas árvores de Valinor e mais.

O designer de jogos Alexander King explicou como a abertura foi inspirada por um fenômeno da natureza, que parece magia.

Em um tópico composto por 11 tweets em sua conta no Twitter, King explica que reconheceu que as imagens de areia em movimento usadas na sequência de abertura de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foram inspiradas nas figuras de Chladni.

Em seu tópico, King oferece um detalhamento informativo da sequência, incluindo uma breve explicação das Figuras de Chladni, juntamente com vários exemplos.

King então explica como a abertura se encaixa tematicamente com a mitologia da Terra-média de Tolkien, antes de compartilhar uma resposta do diretor criativo da sequência, Anthony Vitagliano.

“Eu estava assistindo Os Anéis de Poder, e os créditos de abertura têm essas formas abstratas se formando e se reformando na areia. Eles pareciam estranhamente familiares, e de repente me lembrei de tê-los visto antes, eles são figuras de Chladni!”, tuitou o designer.

O designer apontou que a areia realmente forma tais padrões quando a superfície entra em ressonância com as frequências certas, o que Chladni estudava, baseado em descoberta anterior de Robert Hooke.

Ele ainda compartilhou um vídeo do fenômeno sendo reproduzido com um arco de violino. Veja abaixo.

https://twitter.com/LiterallyAKing/status/1569061946212614148?s=20&t=GnLdfx0-lwWX3RU5n_tjJg

Como isso se encaixa com a mitologia de O Senhor dos Anéis e O Silmarillion

Conforme apontado por Alexander King, essa sequência de abertura, dos grãos de areia formando imagens distintas a partir do som, se encaixa perfeitamente com a mitologia criada por J.R.R. Tolkien.

Em O Silmarillion, o autor descreve como Arda, o mundo onde as histórias de O Senhor dos Anéis e outros escritos dele se passam, foi criado a partir da música.

No princípio, Eru Ilúvatar (basicamente Deus) instruiu os Ainur, espíritos que continham sua vontade e diferentes traços dele próprio, criassem Arda a partir da música.

A Música dos Ainur, como veio a ser conhecida, deu origem ao mundo, portanto, criando tudo o que viríamos a conhecer na Terra-média. Evidente que essa é uma explicação bastante simplificada, tendo em vista que Tolkien escreveu páginas e páginas sobre isso no começo de O Silmarillion.

Dessa forma, a abertura de Os Anéis de Poder ecoa a Música dos Ainur, visto que os grãos de areia também se movimentam por meio da “música”.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder é exibido pelo Amazon Prime Video.

Sair da versão mobile