O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder tem gerado muita polêmica desde antes da série estrear, sendo muitas das críticas de natureza racista e misógina. A mais recente controvérsia envolve efeitos especiais da série e um diretor de Castlevania, da Netflix, partiu em defesa do seriado do Amazon Prime Video.
Depois que um tweet viral zombou das técnicas de produção de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder da Prime Video, um diretor da série animada Castlevania da Netflix , Samuel Deats, saltou em defesa do programa.
A crítica partiu de um fã, que apontou como figurantes foram copiados e colados em uma multidão. Contextualmente, as críticas sobre a qualidade do programa abordam o orçamento de US$ 1 bilhão estimado para a série da Amazon.
No entanto, Deats, citando o tweet original, explicou que Castlevania está “cheio de duplicatas”, acrescentando que ele e sua equipe “preferem gastar nosso tempo deixando todos mais gostosos”.
A técnica é muito utilizada em incontáveis produções, mas geralmente em cenas rápidas e de forma bastante discreta. No caso de Os Anéis de Poder, um fã pegou um momento muito específico da série, apenas para cair em cima.
Veja o tuite, abaixo.
Críticas a Os Anéis de Poder
A crítica de copiar e colar não é a única controvérsia à qual Os Anéis de Poder foi sujeito. Os fãs criticaram as cenas de ação envolvendo Galadriel de Morfydd Clark, que é descrita nos romances como uma personagem não violenta.
Clark respondeu a essas críticas, explicando que a “serenidade de Galadriel é suada”. Ela continuou: “Eu não acho que você chega a esse nível de sabedoria sem passar por coisas. Ela realmente fala sobre [como] com sabedoria, há uma perda de inocência”.
Um dos críticos mais vocais do programa é o fundador da SpaceX, Elon Musk, que escreveu no Twitter que “Tolkien está se revirando em seu túmulo”, acrescentando que “quase todo personagem masculino até agora é um covarde, um idiota, ou ambos. Apenas Galadriel é corajosa, inteligente e simpática.”
O autor Neil Gaiman disparou contra Musk, escrevendo que “qualquer pessoa que resmungue é racista ou não leu Tolkien”.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder é exibido pelo Amazon Prime Video.