Alerta de spoilers
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder manteve por toda a primeira temporada dois grandes mistérios: as identidades do Estranho e de Sauron. O episódio final desse primeiro ano, enfim, revelou quem são eles.
Acerca de Sauron, a série é mais explícita – você pode descobrir quem ele é clicando aqui – mas o Estranho é mais enigmático e será identificado quem captar uma referência não tão sutil assim.
De início, o capítulo de Os Anéis de Poder diz que ele é Sauron, mas não é verdade, conforme descobrimos já mais para o fim do episódio.
É revelado que ele é um Istar, um mago. Os magos originalmente são Maiar, espíritos tal como Sauron e os Balrogs, mas esses não foram corrompidos por Morgoth. Os istari foram enviados pelos Valar a fim justamente de auxiliar a derrubada do segundo senhor do escuro.
Uma fala em específico, no entanto, revela que o Estranho não é qualquer Istar e sim um muito conhecido pelos fãs de O Senhor dos Anéis.
Quem é o Estranho de verdade?
No fim do episódio, Nori e o Estranho decidem ir à Rhûn, onde devem descobrir mais sobre a missão e propósito dele.
Nori não sabe o caminho e, portanto, cabe ao Estranho guiá-la. Ele também não tem certeza, mas decide que o caminho certo é seguir o cheiro doce no ar e diz:
“Em caso de dúvida, Elanor Brandyfoot, sempre siga seu nariz”.
Essa é uma frase dita por Gandalf a Merry em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel: “Em caso de dúvida, Meriadoc, sempre siga seu nariz”.
Assim sendo, é seguro dizer que o Estranho é Gandalf, apesar de isso quebrar o cânone estabelecido por J.R.R. Tolkien, visto que Gandalf só chega na Terra-média na Terceira Era nos livros e não na Segunda.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder já está disponível no Amazon Prime Video.