O cancelamento do filme da Batgirl foi uma das notícias mais chocantes da indústria cinematográfica em 2022. Segundo os diretores, a obra seria mais como o Batman de Tim Burton.
A Warner Bros, sob gestão de David Zaslav, optou por não finalizar e lançar o filme a fim de obter amortização fiscal.
Os diretores Adil El Arbi e Bilall Fallah disseram ao Insider, enquanto promoviam seu novo drama de guerra sírio Rebel, que assistir ao mais recente filme da DC da Warner Bros., The Flash, foi uma experiência triste para eles.
Eles afirmam que foram informados por executivos do estúdio que Batgirl seria lançado após The Flash, continuando assim a retomada de Michael Keaton como Batman/Bruce Wayne.
Mas isso nunca se concretizou depois que a Warner Bros. Discovery infamemente engavetou o filme em agosto de 2022 para obter um abatimento fiscal.
O filme havia sido feito originalmente para streaming no Max, mas o estúdio estava mudando sua estratégia de filmes para lançamentos nos cinemas e achou que Batgirl não estava à altura.
“Nós assistimos e ficamos tristes”, disse Adil ao Insider sobre assistir The Flash. “Nós amamos o diretor Andy Muschietti e sua irmã Barbara, que produziu o filme. Mas quando assistimos, sentimos que poderíamos ter feito parte de todo o projeto. Não tivemos a chance de mostrar Batgirl para o mundo e deixar o público julgar por si mesmo. Porque o público realmente é nosso chefe supremo e deve ser quem decide se algo é bom ou ruim, ou se algo deve ser visto ou não.’”
“Nosso filme era muito diferente de “The Flash”, acrescentou Adil. “Esse tem um grande componente de fantasia, o nosso era mais realista. Mais parecido com a Gotham City de Tim Burton.”.
Bilall chamou o cancelamento de Batgirl de “a maior decepção de nossas carreiras”, acrescentando: “Como um fã, só de estar na presença de Keaton como Batman, isso já é um privilégio e uma honra. Mas é um sentimento agridoce.”.
A dupla de diretores reiterou que, apesar de Batgirl ter sido cancelado, eles ainda dirigiriam outro filme da DC sob os novos chefes James Gunn e Peter Safran se tivessem a chance.
“Ainda há uma sensação de negócio inacabado”, disse Bilall.
Filme cancelado estava quase pronto
A Warner Bros. gastou cerca de US$ 90 milhões com Batgirl, cujas filmagens já haviam sido concluídas.
O projeto estava em fase de pós-produção, e estava muito perto de ficar pronto para ser lançado.
O elenco de Batgirl conta com Leslie Grace como Barbara Gordon/Batgirl, Michael Keaton como Bruce Wayne/Batman, J.K. Simmons como Comissário Gordon e Brendan Fraser como Vagalume.
A direção é de Adil El Arbi e Billal Fallah, que também trabalharam em Ms. Marvel, série do Marvel Studios para o Disney+.
Com o cancelamento, não se sabe qual será o destino da personagem Batgirl na DC.