O Homem-Aranha é o herói mais popular da Marvel, com inúmeras histórias em quadrinhos, doze filmes em live-action, diversas séries de TV – incluindo uma vindoura da versão Noir – e mais. Curiosamente, antes dele dar as caras nas HQs, já havia outro Homem-Aranha na DC.
Vinte anos antes de Stan Lee e Steve Ditko criarem o personagem, havia outro, embora significativamente menos conhecido, super-herói criado em 1941 na DC, que também chegou a ser chamado de Homem-Aranha.
Para piorar, as criações da Marvel e da DC compartilhavam habilidades e truques quase idênticos.
Tarântula, o Homem-Aranha original
O super-herói da Era de Ouro conhecido como Tarântula foi criado pelo lendário escritor de quadrinhos Mort Weisinger e pelo artista Harold Wilsom Sharp e apareceu pela primeira vez como um dos novos heróis apresentados em Star Spangled Comics #1.
Nas HQs, depois de se revelar ao público, transmissões de rádio e artigos de jornal começaram a chamar esse super-herói de Homem-Aranha em referência às suas muitas habilidades semelhantes a aracnídeos.
Muito parecido com o Homem-Aranha da Marvel, Tarântula podia escalar paredes, possuía um dispositivo de tiro de teia e era imensamente acrobático.
Tarântula até possuía um traje que ostentava cores opostas, assim como o Homem-Aranha, com o personagem da DC vestindo um traje roxo e amarelo.
Embora o herói da DC não tenha conquistado nem de perto a mesma popularidade que o Homem-Aranha, ele se tornou um renomado membro do Esquadrão All-Star da Era de Ouro, ajudando-os a proteger seu país de origem durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 2004, o Tarântula original foi morto pelo supervilão Blockbuster e substituído por uma nova Tarântula conhecida como Catalina Flores, uma ex-agente do FBI.
Catalina se torna uma aliada recorrente do Asa Noturna, e ela desenvolveu um relacionamento quase romântico com o membro da Bat-Família.
Ainda hoje, Tarântula pode ser visto nos quadrinhos da DC.