Guardiões da Galáxia Vol. 3 encerra a trilogia da equipe, marcando a despedida de James Gunn da Marvel como um dos filmes mais importantes do atual MCU. Há alguns anos, no entanto, o cineasta chegou a ser demitido do estúdio e agora sabemos como o elenco de Guardiões salvou a carreira dele.
Em 20 de julho de 2018, Chris Pratt e o resto do elenco entraram em desespero quando Gunn, seu amigo íntimo e cineasta dos filmes Guardiões da Galáxia, havia sido demitido do cargo de diretor de Guardiões da Galáxia Vol. 3 depois que personalidades conservadoras, irritadas com suas opiniões liberais francas no Twitter, ressurgiram tweets de uma década em que ele fez piada sobre estupro e pedofilia.
Pratt contou ao THR sobre quando estava na igreja, procurando consolo e o sermão daquele dia envolveu a história dos israelitas circulando as muralhas de Jericó por sete dias. No sétimo dia, os israelitas gritaram, e as muralhas desmoronaram, um conto de perseverança.
“Naquele momento, eu fiquei tipo, ‘Isso é sobre James. James vai conseguir isso. Vai ficar tudo bem'”, disse o ator.
Poucos dias antes, Pratt havia assumido a liderança na organização de uma carta aberta à Disney pedindo que Gunn fosse reintegrado. Ele pediu ajuda da descendente da família Kennedy, sua sogra Maria Shriver para orientação.
Enquanto Pratt e outros trabalhavam nos bastidores – ele e Zoe Saldaña viajaram para a sede da Marvel para se encontrarem em particular com o presidente e diretor criativo Kevin Feige, o co-presidente Louis D’Esposito e a então chefe de produção Victoria Alonso.
Já Dave Bautista, o Drax, tomou um caminho menos sutil, criticando a Disney no Twitter: “Nauseante trabalhar para alguém que empoderaria uma campanha de difamação por fascistas”.
“Dave e Chris são tão diferentes em suas abordagens”, apontou James Gunn. “Chris pensa: ‘Como fazemos isso metodicamente e damos um passo de cada vez?’ Dave está tipo, ‘F*da-se’. “
Mas todos eles largaram tudo para ajudar o diretor que levou os Guardiões da Galáxia para as telonas.
“Este foi um homem que se arriscou em nós, e fazia sentido para nós apoiá-lo quando ele mais precisava”, diz Saldaña.
Mais sobre Guardiões da Galáxia 3
“Em Guardiões da Galáxia Vol. 3 da Marvel Studios, nosso amado grupo de desajustados está se estabelecendo na vida em Luganenhum. Mas não demora muito para que suas vidas sejam viradas de cabeça para baixo pelos ecos do passado turbulento de Rocket”, diz a sinopse do filme.
“Peter Quill, ainda se recuperando da perda de Gamora, deve reunir sua equipe em torno dele em uma missão perigosa para salvar a vida de Rocket – uma missão que, se não for concluída com sucesso, poderia muito possivelmente levar ao fim dos Guardiões como os conhecemos”, conclui a sinopse.
Chris Pratt vai retornar ao papel de Senhor das Estrelas, enquanto Dave Bautista vive Drax. Will Poulter fará sua estreia como o anti-herói Adam Warlock.
O longa-metragem marcará a despedida do diretor James Gunn da Marvel, bem como o último filme da trilogia da equipe.
Guardiões da Galáxia Vol. 3 chega aos cinemas em 4 de maio de 2023.
Os dois filmes dos Guardiões da Galáxia estão disponíveis no Disney+.