Marvel

Escudo do Capitão América tem propósito secreto que nem ele sabia

Icônico escudo da Marvel foi criado com propósito específico

O Capitão América tem usado seu icônico escudo vermelho, branco e azul desde a década de 1940, mas ele acabou de descobrir o verdadeiro motivo de sua criação.

O escudo tem sido um símbolo de liberdade desde a Segunda Guerra Mundial e um ponto focal nas histórias em quadrinhos do Capitão América por quase vinte anos.

Depois de todo esse tempo, Steve Rogers descobre que seu escudo foi especificamente criado para deter o Círculo Externo.

Em Capitão América #750, o bisneto do homem que criou o escudo interrompe uma conversa há muito esperada entre o Capitão América e Bucky. O jovem entrega um envelope do Doutor David Agboje, endereçado a “aquele que tiver o escudo quando o círculo estiver no céu”.

Dentro estão os esquemas do Capitólio das Sombras, o quartel-general do Círculo Externo. Bucky e o Capitão América veem nos projetos que toda a tecnologia do Círculo Externo passa por um nexo circular no centro do capitólio.

Esse nexo é exatamente do tamanho e formato do escudo do Capitão América – não é apenas uma arma, é um botão de desligamento.

O Capitão América percebe que seu escudo sempre foi uma forma de derrubar o Círculo Externo, a organização clandestina que orquestrou praticamente todos os principais conflitos americanos desde 1922.

O Dr. Agboje criou uma fraqueza no centro do Capitólio das Sombras para que um dia o Capitão América pudesse acabar com o Círculo Externo. Essa revelação pode mudar a forma como Steve Rogers, Sam Wilson e o mundo inteiro veem o escudo no futuro.

Trecho de Capitão América #750

Escudo do Capitão América continua sendo um símbolo importante

A atual era das histórias em quadrinhos do Capitão América tem dado grande destaque ao escudo. Ele significa coisas diferentes para pessoas distintas, mas, no final das contas, sempre significou liberdade.

Para Steve Rogers, significava deter os valentões, sejam eles arruaceiros nas vielas do Brooklyn ou nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Para Sam Wilson, Capitão América e o escudo representaram muitas coisas – entre elas, a validação de que ele é digno de empunhá-lo, o que dá aos outros a liberdade de acreditar que também podem ser dignos.

Bucky viu no escudo a redenção e a possibilidade de se libertar de sua culpa. O Círculo Externo tentou reivindicar o símbolo do escudo, pois ele originalmente era deles, mas o símbolo da liberdade não pode ser facilmente roubado.

Isso pode ser uma das mudanças mais impactantes nos quadrinhos da Marvel. Não apenas o escudo é um símbolo na continuidade das HQs, mas esse símbolo também se infiltrou no mundo real.

Ele se tornou sinônimo do Capitão América e da Marvel para fãs ao redor do mundo. Essa origem secreta pode inicialmente tirar um pouco do romantismo do escudo, ao dar a ele um propósito tão específico. No entanto, se o Capitão América o usar para deter o Círculo Externo, então ele ainda está sendo usado para proteger o mundo de seus opressores, como tem feito há mais de 80 anos.

Sair da versão mobile