Vingadores: Guerras Secretas foi anunciado como encerramento da Saga do Multiverso no Universo Cinematográfico Marvel. O que nem todos sabem é que a história em quadrinhos original foi criada com um propósito muito específico.
Escrito por Jim Shooter e ilustrado por Mike Zeck, o Guerras Secretas original foi uma história de doze edições, que colocou os maiores heróis da Marvel contra seus vilões mais vis no misterioso Battleworld, tudo a mando do Beyonder.
A série foi um sucesso comercial, e os impactos da HQ, como o traje preto alienígena do Homem-Aranha (que se tornou Venom) ainda podem ser sentidos até hoje. No entanto, a série tinha outro propósito: vender brinquedos.
No início de 1980, a Kenner lançou a linha de brinquedos Super Powers, com personagens da DC Comics.
A principal rival de Kenner, a Mattel, então fechou um acordo com a Marvel Comics para criar sua própria linha de brinquedos, com um pedido: que a editora criasse um quadrinho, usando as palavras “secreta” e “guerra” no título. Essas palavras foram bem testadas em grupos focais.
Três linhas de brinquedos foram produzidos para essa coleção em meados da década de 1980. Agora, o roteirista Al Ewing e o artista Javier Rodriguez fazem referência a esta amada linha de brinquedos.
Segredo de Guerras Secretas é revelado
Uma nova equipe de Defensores é confrontada por diversos Beyonders. Esses Beyonders contam não apenas sua história, mas toda a história do multiverso da Marvel, que remonta ao Primeiro Firmamento.
O Beyonder responsável por Guerras Secretas relata os eventos dessa série, dizendo aos Defensores que ele veio ao universo real quando criança e foi “instantaneamente corrompido”.
O Beyonder continua dizendo “imagine um bebê infinito, aprendendo apenas com comerciais de TV para figuras de ação”.
Os designs de personagens vislumbrados na história do Beyonder refletem os usados na linha de brinquedos Guerras Secretas. A grande torre em que o Doutor Destino está é uma réplica perfeita da que foi lançada como parte da coleção de brinquedos.
Com isso, a Marvel, enfim, confirma que Guerras Secretas surgiu como uma forma de vender brinquedos.