A Marvel possui uma grande galeria de vilões, indo de Thanos, Doutor Octopus até Magneto ou Caveira Vermelha. Por sua vez, o Magneto é um dos inimigos mais amados pelos fãs de X-Men.
Porém, nos quadrinhos recentes, o vilão acabou sendo morto na tentativa de salvar o mundo, e ficou nos braços da mutante e heroína Tempestade.
Magneto admitiu que Charles Xavier estava certo quando disse que mutantes e humanos precisam se unir, para construir uma sociedade próspera e melhor.
No entanto, o professor Xavier só não esperava que seu velho amigo e também inimigo fosse ter um ato tão heroico quanto ele (via ScreenRant).
Magneto provou ser mais heroico que Charles Xavier
Na sétima edição de X-Men Red, Magneto está tendo seus momentos finais ao lado de Tempestade, e acaba recebendo uma visita especial.
O Progenitor acaba indo ao encontro do Mestre do Magneto na forma de sua falecida filha, Anya. Os sacrifícios de Erik ainda confirma que ele fez diferença para seu povo, algo desejado por ele.
Ao longo de sua história, Magneto andou na linha entre herói e vilão. Enquanto ele ocasionalmente se inclina para um vilão megalomaníaco, sua caracterização mais popular é a de um lutador da liberdade de princípios pelos direitos dos mutantes.
Magneto sempre foi um homem de convicção, característica a qual que inicialmente uniu ele e Charles Xavier, futuro líder dos X-Men.
Os personagens sempre souberam que fariam o que pudessem para proteger sua espécie, embora discordassem sobre os métodos.
Ao contrário do professor Xavier, Erik tem sido honesto sobre o que ele é, mesmo quando suas ações violentas o transformaram em um monstro.
O Mestre do Magnetismo sempre procurou ser um herói em seus termos, e aparentemente conseguiu, mesmo que sua crueldade tenha sido algo a ser destaque.