Logo após estrear na Netflix, Bastidores de uma Conspiração se tornou um inegável sucesso entre os assinantes brasileiros do streaming. Pelo menos até o momento, a série alemã lidera o Top 10 da plataforma. Por isso, o público quer saber: a surpreendente trama da produção é baseada em uma história real?
“Uma nova morte levanta dúvidas sobre um caso de assassinato que já estava encerrado. Agora, um ex-detetive que vive nas ruas decide buscar a verdade”, indica a sinopse oficial de Bastidores de uma Conspiração na Netflix.
Max Riemelt (Sense8) e Luise von Finckh (Vienna Blood) estrelam esta série de mistério dos produtores de Nada Ortodoxa.
Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre as inspirações de Bastidores de uma Conspiração! Confira se a série é baseada em uma história real. (via CinemaHolic)
Bastidores de uma Conspiração é inspirada em eventos reais?
Bastidores de uma Conspiração estreou na Netflix em 22 de junho de 2023. Logo depois, a produção alemã superou alguns dos maiores hits do streaming no Top 10.
Até agora, Bastidores de uma Conspiração é a série mais assistida pelos assinantes brasileiros da Netflix, à frente de hits como Black Mirror e Laços Maternos.
Dado o teor misterioso da trama da série, muitos fãs passaram a se perguntar se a trama é inspirada em uma história real.
O público deve se surpreender ao descobrir que, na verdade, Bastidores de uma Conspiração não é baseada em eventos reais. A trama da série, nesse sentido, é completamente fictícia.
Bastidores de uma Conspiração é o remake alemão da série “The Exchange Principle”, uma produção israelense lançada em meados de 2016, e comandada por Noah Stollman e Oded Davidoff.
Para desenvolver a história, a dupla se baseou na investigação do assassinado de Tair Rada, uma menina de 13 anos que foi encontrada morta no banheiro de uma escola para garotas em Katzrin, Israel.
Apesar da morte de Rada não ser abordada na série original, Stollman e Davidoff decidiram utilizar as “nuances da investigação” para criar uma trama completamente ficcional, mas com os pés fincados na realidade.
Para isso, a dupla criativa conversou com policiais, procuradores e cientistas forenses. Na criação da série, Stollman e Davidoff também decidiram abordar temas que causam muito incômodo na sociedade israelense, como a corrupção nos departamentos de polícia.
Além disso, o casal do rabino Yoshiyahu Yosef Pinto, condenado por tentar subornar a polícia da região, e o suicídio de Ephraim Bracha, que agitou as estruturas da sociedade israelense, também foram citados pelos diretores como inspiração para a série original.
A série alemã que faz sucesso na Netflix, nesse sentido, é uma adaptação bastante fiel da produção israelense, conquistando fãs no mundo todo por sua trama surpreendente e cheia de reviravoltas.
Você já pode conferir todos os episódios de Bastidores de uma Conspiração no catálogo brasileiro da Netflix.