Tragédia

Quem é Halyna Hutchins, diretora morta em filme de Alec Baldwin

Filme de Rust registra caso de falha em arma cenográfica que matou profissional

O nome de Halyna Hutchins ganha a mídia pela tragédia no set de Rust. Uma arma cenográfica falhou e Alec Baldwin disparou acidentalmente contra a diretora de fotografia, que não resistiu e faleceu.

A profissional era uma cineasta em ascensão em Hollywood. Rust marcava um trabalho importante para Halyna Hutchins, que tinha 42 anos.

Como astros de Hollywood destacaram, a diretora tinha um imenso talento. Desde 2012, a cineasta trabalhava principalmente com curtas.

Halyna Hutchins trabalhava nos Estados Unidos após ter nascido na Ucrânia e começado a estudar cinema na Europa. Recentemente, a profissional foi ligada a produções maiores.

Vida e trajetória de Halyna Hutchins

A cineasta nasceu na Ucrânia e cresceu em uma base militar soviética no Circulo Polar Ártico. Primeiro, a diretora estudou jornalismo na Universidade Nacional de Kiev.

Depois, se mudou para Los Angeles. Nos Estados Unidos começou a estudar formalmente cinema.

Antes de filmes dramáticos, Halyna Hutchins trabalhou em projetos de jornalismo documental pela Europa. A partir de 2012, a diretora começou a trabalhar com curtas, com o primeiro título sendo Creedy and the Bee.

O primeiro filme dela foi em 2017, com Snowbound. O filme europeu é um terror em que participantes de uma festa de sexo acordam nus na neve e não sabem como foram parar lá.

Mesmo com o trabalho, a diretora de fotografia morta em Rust não deixou de fazer curtas. Foi com um deles, Treacle, que a cineasta recebeu o único prêmio da carreira – em 2019 venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cinema da Riviera Inglesa.

A partir disso, Halyna Hutchins teve três trabalhos mais conhecidos. A diretora trabalhou em Darlin’ (2019), Archenemy (2020) e Blindfire (2020).

O primeiro título foi um terror com Pollyanna McIntosh, de The Walking Dead. Já Archenemy foi uma ação com Joe Manganiello, e Blindfire um drama com Brian Geraghty, de Chicago P.D..

Após Rust, projeto que também contava com Alec Baldwin como produtor, a diretora de fotografia tinha mais dois curtas. Além disso, começava a ficar conhecida, o que a levaria para trabalhos de destaque.

As autoridades seguem investigando os disparos acidentais feitos por Alec Baldwin. O estúdio por enquanto apenas paralisou Rust e afirmou que ajudará as autoridades a esclarecer todos os fatos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.