Já assistiu?

O Top Gun indiano que todo mundo está vendo na Netflix

Filme faz sucesso na Netflix e é influenciado por clássico com Tom Cruise

Filme Fighter estreiou no cinema indiano
Filme Fighter estreiou no cinema indiano

Top Gun: Maverick atraiu muitos assinantes quando chegou à Netflix. Agora, uma espécie de versão indiana da franquia com Tom Cruise também faz sucesso na plataforma. Vamos conhecer Pilotos de Combate.

“Um líder de esquadrão brilhante, mas imprudente, e sua equipe de pilotos de elite enfrentam perigos e demônios internos ao se unirem para uma missão mortal”, diz a sinopse do filme indiano.

É indiscutível que o filme foi influenciado pelo clássico com Tom Cruise. No entanto, é fundamental enfatizar que Pilotos de Combate não é simplesmente uma cópia de Top Gun.

Ao invés disso, o filme aceita o desafio de criar sua própria identidade distinta, oferecendo uma experiência cinematográfica genuína e envolvente.

Na produção de Bollywood, protagonizada pela superestrela Hrithik Roshan, a história gira em torno de um confronto dramático entre a Força Aérea Indiana, a Força Aérea Paquistanesa e um grupo terrorista fictício sediado no Paquistão.

No entanto, o caráter patriótico da narrativa resultou em críticas, com alguns, incluindo o The Guardian, classificando-a como “propaganda patriótica”. Tal rótulo gerou um amplo debate sobre as alegadas agendas políticas e ambíguas do filme. Isso ocasionou em proibições em países do Oriente Médio, tradicionalmente considerados um mercado chave para filmes indianos.

Fighter tem narrativa geopolítica

Mais sobre Pilotos de Combate

Combinando com a natureza patriótica do filme, Pilotos de Combate estreou em uma data emblemática, 25 de janeiro, coincidindo com o Dia da República da Índia.

Ao todo, ele arrecadou US$ 42 milhões na bilheteria, provando não ser lucrativo, tendo em vista que custou US$ 31 milhões. Essencialmente, um filme precisa de – aproximadamente – o dobro de seu orçamento para lucrar, tendo em vista que os gastos com marketing não são contabilizados no orçamento.

A recepção crítica, como apontamos acima, não foi muito positiva. Ele conta atualmente com 35% de aprovação no Rotten Tomatoes, com 26 críticas contabilizadas.

Apesar disso, ele se encontra em 2º lugar dentre os 10 filmes mais vistos da Netflix nas últimas 24h.

Pilotos de Combate está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile