Semana Santa

7 filmes religiosos para ver na Sexta-feira Santa

O filme A Paixão de Cristo sempre é lembrado nessa época do ano.

A Paixão de Cristo
A Paixão de Cristo

A Sexta-Feira Santa, ou Sexta-Feira da Paixão, marca a lembrança solene da crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. 

Esta data significativa é precedida pelo Sábado de Aleluia e seguida pelo Domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo. Ao longo dos anos, a trajetória, morte e, especialmente, a ressurreição de Cristo têm sido retratadas em diversas produções cinematográficas e televisivas, mantendo viva a mensagem e os ensinamentos centrais do Cristianismo.

Essas representações têm servido como uma forma de transmitir a narrativa bíblica e sua relevância espiritual para as gerações contemporâneas.

Confira algumas:

A Paixão de Cristo

A Paixão de Cristo

Nas últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel), a traição de Judas (Luca Lionello), ocorre no Monte das Oliveiras, onde ele é capturado por soldados sob o comando de religiosos hebreus liderados por Caifás (Matti Sbraglia). 

Após ser brutalmente espancado, Jesus é entregue ao governador romano na Judeia, Pôncio Pilatos (Hristo Shopov), pois somente ele detém o poder de ordenar a pena de morte.

Pilatos, perplexo diante da acusação e do clamor por crucificação por parte dos líderes hebreus, tenta transferir a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galileia, uma vez que Jesus era de lá. No entanto, Herodes também não encontra motivos para condená-lo. O dilema retorna a Pilatos, que gradualmente perde o controle da situação enquanto uma parte da população exige a crucificação de Jesus.

Enquanto isso, Claudia (Claudia Gerini), esposa de Pilatos, considera Jesus um santo e observa com olhos acusatórios a deterioração moral de seu marido, que, pressionado pela multidão e pelas circunstâncias políticas, começa a ceder. Você encontra no Star+.

Os Dez Mandamentos

Os Dez Mandamentos

Acolhido ainda bebê pela filha do Faraó, Moisés cresce como príncipe do Egito. Contudo, ele volta-se contra sua família adotiva em prol do sofrido povo de Israel, assumindo a responsabilidade de conduzi-los à libertação. 

Esta é uma adaptação cinematográfica baseada na Bíblia e na novela homônima da Rede Record, que se destacou como um dos maiores fenômenos de audiência da televisão brasileira nos últimos tempos. Os Dez Mandamentos está disponível no Globoplay.

Nos Passos do Mestre

Nos Passos do Mestre

O filme/documentário explora a perspectiva do espiritismo, uma obra de reconstituição detalhada da jornada de Jesus Cristo, interpretado por Fabio Malosso, na Terra. 

O objetivo é compreender as profundas lições de amor e compaixão deixadas pelo maior mestre de todos os tempos para as gerações futuras, buscando desvendar os ensinamentos que ecoam através dos tempos e continuam a inspirar homens e mulheres ao redor do mundo. Nos Passos do Mestre pode ser encontrado na Apple TV+.

Cena de O Jovem Messias

O Jovem Messias

Aos sete anos de idade, Jesus reside com sua família em Alexandria, Egito, onde encontraram refúgio para evitar o massacre de crianças ordenado pelo Rei Herodes de Israel. 

Jesus, ainda jovem, percebe que seus pais, José e Maria, guardam segredos sobre seu nascimento e tratamento especial que o diferencia dos demais garotos. Contudo, seus pais acreditam que ainda não é o momento adequado para revelar a verdade sobre seu nascimento milagroso e seu propósito na Terra.

Com a morte do Rei Herodes, decidem retornar à sua terra natal, Nazaré, ignorando que o novo herdeiro do trono, o recém-corado rei, compartilha dos mesmos intentos de seu falecido pai e está determinado a eliminar Jesus. Paralelamente, Jesus começa a descobrir gradativamente a verdade sobre sua vida e seu destino, enquanto enfrenta os perigos que o cercam. O filme está no catalogo do Telecine.

Barrabás

Barrabás

A história de Jesus Cristo de Nazaré, reconhecido como o Filho de Deus, sua crucificação, morte e ressurreição, é narrada a partir da perspectiva de Barrabás. 

Barrabás, um criminoso condenado à morte na mesma época que Cristo, é agraciado com a liberdade de acordo com a tradição da soltura de um prisioneiro durante a Festa da Libertação. Assim, Barrabás é poupado da cruz e consegue escapar da execução. 

A partir desse ponto de virada, ele testemunha os eventos que cercam a crucificação de Jesus e sua subsequente ressurreição, vivenciando uma jornada de transformação e redenção através do impacto do sacrifício de Cristo. O filme Barrabás está no Prime Video.

Rooney Mara como Maria Madalena

Maria Madalena

A história de uma das figuras mais enigmáticas e incompreendidas da narrativa bíblica, Maria Madalena (Rooney Mara), é trazida à vida. 

Em busca de uma nova forma de existência, ela desafia as pressões sociais, familiares e o machismo de alguns dos apóstolos ao decidir juntar-se a Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix), em sua incansável missão de propagar a fé. 

Juntos, enfrentam adversidades e confrontam as convenções da época, enquanto Maria Madalena descobre seu próprio caminho espiritual e seu papel fundamental na história da fé cristã. Está no Prime Video.

Joseph Fiennes em Ressurreição

Ressurreição

Às vésperas de um iminente levante em Jerusalém, surgem rumores intrigantes de que o Messias judeu ressuscitou dos mortos. Um centurião romano agnóstico e cético, personificado por Joseph Fiennes, é despachado por Pôncio Pilatos com a missão de investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré.

Seu objetivo é conter a crescente agitação popular e subjugar a iminente revolta. No entanto, à medida que ele mergulha na investigação e ouve depoimentos, suas próprias convicções começam a ser desafiadas, e suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a dissipar-se lentamente. Você pode assistir na Netflix.

Sair da versão mobile