Boas demais

As 8 melhores séries baseadas em games 

Adaptações maravilhosas, que podem ser assistidas mesmo por quem não jogou os games originais

Cyberpunk: Edgerunners
Cyberpunk: Edgerunners

As adaptações de videogames têm uma reputação notoriamente instável, com muitas delas falhando em capturar a essência do jogo original. 

Mas alguns programas de TV excepcionais conseguiram encantar tanto os jogadores quanto os espectadores novatos. Após anos de adaptações, há sinais promissores de que a chamada “maldição da adaptação de videogames” pode estar finalmente sendo quebrada, com um aumento na qualidade de filmes e programas de TV baseados em jogos. 

A televisão pode até ser considerada um meio mais adequado para adaptações de videogames do que o cinema, pois a experiência de assistir TV compartilha algumas semelhanças com jogar videogame. Tanto a TV quanto os videogames requerem pausas entre as sessões e uma narrativa em constante evolução.

Mesmo com as vantagens evidentes da televisão, foi surpreendentemente escasso o número de adaptações de videogames até recentemente. Os programas de TV baseados em jogos, na maioria das vezes, foram decepcionantes, embora tenham havido algumas exceções notáveis. 

As adaptações de videogames precisam não só entreter o público, mas também capturar a essência do jogo original, mesmo que isso signifique sacrificar parte da autonomia e da jogabilidade que tornaram esses jogos tão populares. Até agora, apenas alguns programas conseguiram alcançar esse equilíbrio com sucesso.

Gangs of London

Gangs of London pode não ser o videogame mais conhecido, então algumas pessoas podem não estar cientes de que o drama policial britânico é uma adaptação.

Baseado na terceira iteração da série de jogos Getaway para o PlayStation Portable, Gangs of London acompanha o caos nas ruas da capital inglesa após o assassinato de um influente chefe da máfia.

A luta para preencher o vácuo de poder é brutalmente violenta, mas o programa também dedica muito tempo a explorar negócios ilícitos e política de rua. Com a terceira temporada de Gangs of London se preparando para estrear, as expectativas estão mais altas do que nunca. Voce pode assistir no Prime Video ou Apple TV+.

Halo

Halo

Halo tem sido há muito tempo alvo de pedidos por uma adaptação digna para filme ou TV, dada a sua longa e complexa narrativa, que se estende muito além do que a maioria dos jogadores poderia perceber nos jogos. 

A série da Paramount+ até agora tem dividido opiniões entre críticos e fãs mais ávidos, mas há sinais promissores para o futuro do programa. A ação de ficção científica tem sido espetacular desde o início, e a segunda temporada de Halo marcou uma melhoria notável em termos de desenvolvimento de personagens, focando em elementos específicos do seu enredo expansivo. 

Ainda há espaço para Halo fazer justiça aos jogos, e os fãs aguardam ansiosamente para ver como a série continuará a evoluir. Halo está na Paramount+.

Cuphead

Cuphead

A estética dos jogos Cuphead é fortemente inspirada nas animações clássicas de Walt Disney e similares, então uma adaptação para TV foi uma maneira brilhante de completar o círculo de homenagem. 

O Cuphead Show não se assemelha ao enredo ou à jogabilidade dos jogos. Em vez disso, é uma alegre viagem de volta a outra era da animação, repleta de toques criativos em todos os cantos. 

As aventuras de Cuphead e Mugman frequentemente os colocam em situações complicadas, o que permite a aparição de alguns dos chefes memoráveis dos jogos, como o Diabo e o Rei dos Dados. Está na plataforma da Netflix.

Castlevania: Nocturne

Castlevania: Nocturne

A primeira temporada de Castlevania: Nocturne mergulha no verdadeiro potencial da franquia televisiva Castlevania. Baseada no jogo Castlevania: Rondo of Blood de 1993, a série é uma sequência que se concentra em Richter Belmont, descendente de Trevor Belmont e o atual portador do lendário chicote Vampiro Killer. 

Nocturne traz novos elementos à franquia e seu cenário, durante a Revolução Francesa apresenta uma história alternativa fascinante. A série continua o excelente trabalho estabelecido pela original em uma nova e corajosa direção, demonstrando que o fim de Castlevania não é necessariamente uma tragédia. E você pode ver na Netflix.

Pokémon

Pokémon

Lançada apenas um ano após os primeiros jogos, Pokémon, que causou um frenesi mundial, expandiu o mundo da franquia de uma maneira espetacular com a série animada. 

As limitações técnicas do Game Boy significavam que os jogadores tinham que imaginar como seus Pokémon favoritos se comportariam na vida real. No entanto, o show preencheu essa lacuna, apresentando um mundo rico e vibrante, repleto de criaturas coloridas esperando para serem descobertas.

Comparado aos jogos originais, o programa de TV acrescenta uma dose extra de humor e as batalhas são visualmente mais deslumbrantes e dinâmicas. No geral, Pokémon ajudou a elevar o perfil da franquia para novas alturas e continua sendo uma das adaptações de videogame mais bem-sucedidas de todos os tempos. Está disponível na Netflix.

The Last of Us

The Last of Us

A jogabilidade nunca foi o fatorpara o imenso sucesso de The Last of Us. É a história de Joel guiando Ellie através de um apocalipse zumbi implacável que realmente faz o jogo se destacar. 

A adaptação do Max habilmente mantém-se fiel ao enredo, oferecendo uma narrativa envolvente que é tão imersiva quanto o próprio jogo. O elenco desempenha um papel fundamental nesse sucesso, com Pedro Pascal e Bella Ramsey estabelecendo um vínculo convincente como os dois protagonistas.

The Last of Us representa uma revolução nas adaptações de videogames para a televisão, transcendendo as limitações do passado e alcançando um status verdadeiramente prestigiado. The Last of Us está no Max.

Arcane

Arcane

Arcane é baseado no universo de League of Legends, sua narrativa é tão envolvente que atrai até mesmo aqueles que são novos no mundo do jogo. A construção e caracterização do mundo de Arcane são excepcionalmente bem elaboradas, oferecendo uma experiência rica e imersiva para os espectadores, independentemente de sua familiaridade com League of Legends. Os elementos de steampunk e fantasia presentes na animação adicionam uma camada de atratividade, com sequências de ação dinâmicas que cativam qualquer fã do gênero.

Para os entusiastas do jogo, Arcane oferece ainda mais profundidade, com detalhes ocultos e referências que enriquecem a experiência. O final da primeira temporada deixa os espectadores ansiosos por mais, com um cliffhanger emocionante que prepara o terreno para uma segunda temporada. A espera pela continuação será recompensada em novembro de 2024, prometendo uma emocionante continuação da história. Arcane está disponível na Netflix.

Cyberpunk 2077

Cyberpunk

Cyberpunk 2077 enfrentou problemas infames no seu lançamento inicial. Após vários atrasos na sua produção, o jogo ainda apresentava uma série de falhas. 

Apesar de continuar sendo objeto de divisão entre os jogadores, a adaptação em anime, Cyberpunk: Edgerunners, foi um tremendo sucesso. A minissérie utiliza humor e emoção para explorar um mundo sombrio devastado pela tecnologia, e o relacionamento entre David e Lucy é cativante do início ao fim, com um toque agridoce. 

Edgerunners oferece toda a ação de alto risco que os fãs do jogo poderiam esperar, e faz isso com visuais deslumbrantes. Você encontra na Netflix.

Sair da versão mobile