Indicações

10 coisas que você precisa saber antes de assistir Shazam!

Com o lançamento de Shazam!, o órfão Billy Batson que, com o poder de uma palavra, consegue se transformar num poderoso super-herói faz sua primeira aventura pelos cinemas.

Criado no fim da década de 30, quando detinha o nome de Capitão Marvel, Shazam teve muitas histórias importantes ao longo de sua jornada nos quadrinhos, e certamente há muito para saber sobre o super-herói antes de assistir ao longa-metragem.

Abaixo, você confere 10 coisas para saber sobre o Shazam antes de ir aos cinemas.

O Capitão Marvel original

Resultado de imagem para captain marvel dc

O Capitão Marvel, mentor de Carol Danvers (a Capitã Marvel) nas histórias em quadrinhos, não é o único com este nome.

Muito antes de ser chamado Shazam, o super-herói recebeu o nome de Capitão Marvel em sua primeira aparição, em 1939. No entanto, o personagem ficou longe do mundo dos gibis por muitos anos e, quando retornou, a Marvel tinha seu próprio Capitão Marvel, então o nome “Shazam” foi adotado.

Ele não pertencia à DC

Resultado de imagem para captain marvel fawcett comics

Após o sucesso do Superman, outras editoras estavam ansiosas para criar seu próprio super-herói.

Capitão Marvel foi a resposta da Fawcett Comics ao Homem de Aço. No entanto, a criação do Capitão Marvel não agradou os editores da DC, que processaram a Fawcett por violação de direitos autorais.

Depois disso, a Fawcett colocou o personagem à venda até ser comprado pela – adivinhe – própria DC Comics!

Ele vendeu mais do que o Superman

Imagem relacionada

Embora ele tenha sido criado como uma espécie de reação ao Superman, os quadrinhos do Capitão Marvel na verdade se mostraram mais populares por um tempo, superando o Homem de Aço.

Este fato pode explicar por que DC quis processar a Fawcett e retirar o Capitão Marvel das bancas de quadrinhos. É interessante ver como o Superman se tornou um ícone, enquanto o Shazam é tido como um “herói B”.

‘Shazam’ significa algo

Resultado de imagem para shazam meaning

“Shazam” representa os seis deuses imortais que dão ao herói seus poderes: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio.

Quando Billy Batson diz essa palavra, ele é transformado em Shazam. O nome pode ser engraçado, mas pelo menos tem um significado.

A família Shazam

Resultado de imagem para shazam meaning

A “família dos super-heróis” parece ter sido um sinal revelador nos quadrinhos de que os escritores estavam ficando sem ideias.

Uma das “vítimas” dessa tendência foi o Shazam. Junto com Billy Batson como Capitão Marvel, havia Mary Marvel (irmã gêmea perdida de Billy), Capitão Marvel Jr. (amigo de Billy, Freddy Freeman), Tio Marvel, entre outros.

Uma longa jornada até os cinemas

Resultado de imagem para shazam peter seal

Os fãs de Shazam devem se lembrar que foram muitas as tentativas de fazer um longa-metragem baseado em suas histórias.

As conversas começaram no início dos anos 2000: vários escritores, diretores e atores foram ligados ao projeto ao longo dos anos, como William Goldman, Peter Segal e Dwayne Johnson. No entanto, nenhuma tentativa deu certo até o diretor David F. Sandberg aparecer.

A versão sombria e realista

Resultado de imagem para shazam dark tone

Uma das principais razões pela qual a versão de Peter Segal não foi aprovada foi o sucesso de Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Batman era a grande tendência do momento, e a Warner Bros. queria mais produções parecidas. Por conta disso, os produtores exigiram que o projeto fosse retrabalhado com um tom mais sombrio e realista, o que, previsivelmente, não funcionou.

Adão Negro está sendo guardado para a sequência

Resultado de imagem para shazam dark

Um nome que permaneceu ligado a este projeto durante anos foi Dwayne Johnson.

Johnson esteve cotado para interpretar Shazam e seu arqui-inimigo, Adão Negro, optando pelo antagonista. No entanto, foi decidido que Adão Negro seria guardado para um papel futuro – e o personagem inclusive ganhará um filme próprio estrelado por Johnson.

A transformação de Zachary Levi

Resultado de imagem para shazam zachary levi

Zachary Levi foi anunciado como protagonista em 2017, uma escolha que causou muita surpresa em alguns.

Levi jamais foi conhecido por ser muito musculoso. No entanto, o ator passou por uma transformação parecida com a de Chris Pratt para Guardiões da Galáxia, transformando completamente sua forma física graças a um treinamento intenso.

Membro da Liga da Justiça

Resultado de imagem para shazam justice league

Uma das maiores questões em torno de Shazam é se ele poderia se juntar aos outros super-heróis em alguma ocasião.

Nas histórias em quadrinhos, Shazam era um grande aliado dos heróis e acabou se tornando membro da Liga da Justiça Internacional. Foram muitas as aventuras do herói ao lado de outros rostos mais famosos da DC.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.