Netflix

A impressionante história real por trás de Marinheiro de Guerra

A minissérie Marinheiro de Guerra conquistou os assinantes da Netflix

Sucesso na Netflix, a série Marinheiro de Guerra já figura em posição de destaque no Top 10 da plataforma. A produção norueguesa, como muitos fãs já desconfiavam, é baseada em uma impressionante história real. A trama da série, é importante lembrar, se passa durante a Segunda Guerra Mundial.

“Em meio à Segunda Guerra Mundial, dois marinheiros enfrentam situações terríveis em um navio norueguês enquanto lutam para sobreviver”, diz a sinopse oficial de Marinheiro de Guerra.

Originalmente, Marinheiro de Guerra foi lançado como um filme. Na Netflix, porém, a trama é estendida como uma minissérie de 3 capítulos. O longa original ganhou o coração da crítica especializada, com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre a surpreendente história real por trás de Marinheiro de Guerra na Netflix; confira!

Conheça a história real que inspira Marinheiro de Guerra

Recém-chegada ao catálogo brasileiro da Netflix, a minissérie norueguesa Marinheiro de Guerra não demorou a conquistar os assinantes da plataforma.

Pelo menos até o momento, Marinheiro de Guerra é a 4ª série mais assistida pelos brasileiros na Netflix, perdendo apenas para O Agente Noturno, Lista Negra e Chiquititas.

A série não é baseada em uma única história real, funcionando como um amálgama das trajetórias verídicas de marinheiros noruegueses (e suas famílias) durante e depois da Segunda Guerra Mundial.

Durante o conflito, a Noruega (que até então era um país neutro) foi invadida pelas forças nazistas, e a partir daí, cerca de 30 mil noruegueses foram sitiados pelo exército de Hitler por vários meses.

A invasão aconteceu em 1940, mas no ano anterior, o governo da Noruega fechou um acordo com o Reino Unido que previa a utilização de todos os navios mercantes (e suas respectivas tripulações) no esforço da guerra.

Com isso, o governo do país acabou criando um novo grupo de combatentes a bordo desses 1100 navios. Essas pessoas, eventualmente, passaram a ser conhecidas como “marinheiros de guerra”.

Nos navios mercantes, os marinheiros de guerra contrabandeavam recursos para as forças aliadas da França, da União Soviética, do Reino Unido e, eventualmente, dos Estados Unidos.

Os marinheiros também se envolveram em vários conflitos com as forças nazistas. Estes conflitos terminaram com cerca de 4 mil mortes, e como a maior parte dos envolvidos era constituída de civis, o esforço desses heróis acabou sendo largamente esquecido nos anais da história.

Embora a trama de Marinheiro de Guerra seja inspirada em eventos reais, seus personagens são fictícios. A produção foca na história de Alfred Garnes, um marinheiro proletário que, logo após o nascimento do primeiro filho, se vê no centro de um dos momentos mais conturbados da guerra.

“Junto com seu melhor amigo de infância, ele trabalha em um navio mercante no meio do Oceano Atlântico. E aí, a Segunda Guerra Mundial começa. Eles se tornam civis desarmados na linha de frente de uma guerra que nunca pediram para participar”, disse Gunnar Vikene, o diretor do longa, em um papo recente com a imprensa.

Marinheiro de Guerra está disponível no catálogo brasileiro da Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.