Logo após estrear na Netflix, Sandman conquistou público e crítica. Além de conseguir sólidos números de audiência na plataforma, a produção de Neil Gaiman recebeu grandes elogios da imprensa especializada. Mesmo assim, a série ainda corre o risco de ser cancelada!
“Após anos aprisionado, Morpheus, o Rei dos Sonhos, embarca em uma jornada entre mundos para recuperar o que lhe foi roubado e restaurar seu poder”, afirma a sinopse oficial de Sandman na Netflix.
Liderado por Tom Sturridge (Mary Shelley), o elenco de Sandman conta com Gwendoline Christie (Game of Thrones), Kirby Howell-Baptiste (Cruella), Boyd Holbrook (Narcos), Charles Dance (Mank), Mark Hamill (Star Wars) e David Thewlis (Harry Potter).
Revelamos abaixo por que Sandman corre o risco de ser cancelada mesmo garantindo uma ótima audiência na Netflix; entenda.
Sandman depende dos fãs para não ser cancelada na Netflix
Sandman chegou ao catálogo internacional da Netflix em 5 de agosto de 2022. Desde então, a produção de Neil Gaiman permanece como o Número 1 do Top 10 de séries mais assistidas da plataforma.
No Brasil, Sandman acabou perdendo o topo para uma ousada novela mexicana. Mesmo assim, continua a figurar no Top 10.
Até o momento, os assinantes da Netflix já assistiram mais de 127 milhões de horas de Sandman. Neil Gaiman usou o Twitter para agradecer os espectadores e discutir o futuro da série.
“Sandman é a série Número 1 do catálogo internacional da Netflix pela terceira semana seguida! Estou impressionado e extasiado”, comentou o escritor na rede social.
Sendo assim, por que Sandman ainda corre o risco de ser cancelada? A resposta está no modelo de negócios da Netflix.
Para a plataforma, as maratonas são bem mais valiosas que um modelo gradual de consumo dos episódios.
Afinal de contas, para renovar ou cancelar suas produções originais, a Netflix analisa o “nível de conclusão”. Em outras palavras: os assinantes que assistiram a todos os episódios em um curto período de tempo.
Ou seja: para incentivar a plataforma a renovar Sandman para a 2ª temporada, os fãs devem assistir a todos os episódios de uma vez – ao invés de curtir a trama em um período mais extenso.
“Sandman é uma série realmente cara. E para a Netflix liberar o dinheiro, e nos deixar produzir mais uma temporada, ela precisa performar incrivelmente bem. Então, sim, ela esteve no topo do mundo nas últimas duas semanas. E mesmo assim, pode não ser suficiente”, esclareceu Gaiman.
Joe Hill, o criador da série Locke & Key – que foi cancelada após 3 temporadas – reforçou a fala de Neil Gaiman.
“Se vocês desejam dar uma chance a Sandman, não esperem. Utilizando um terrível termo da indústria, o engajamento importa, especialmente um engajamento imediato e esmagador. Nós podemos ter umas 5 ou 7 temporadas na série, mas só se vocês mostrarem à Netflix o que querem”, comentou o produtor.
Enquanto isso, você pode conferir a 1ª temporada de Sandman na Netflix.