Se você curte The Big Bang Theory, provavelmente, se lembra da canção “Gatinho Macio”. Dado o sucesso da série, a música virou sinônima à performance de Jim Parsons e às confusões de Sheldon Cooper. O que muitos fãs não sabem é que a série de comédia chegou a ser processada pelo uso da canção.
Vale lembrar que The Big Bang Theory foi exibida entre 2007 e 2019, com 279 episódios e 12 temporadas. A série de Chuck Lorre e Bill Prady também alçou o elenco à fama internacional, oferecendo salários milionários aos atores e atrizes.
O elenco principal de The Big Bang Theory é formado por Jim Parsons (Sheldon), Johnny Galecki (Leonard), Kaley Cuoco (Penny), Simon Helberg (Howard), Kunal Nayyar (Raj), Melissa Rauch (Bernadette) e Mayim Bialik (Amy).
Revelamos abaixo por que a canção Gatinho Macio fez The Big Bang Theory ser processada; confira.
Gatinho Macio envolveu The Big Bang Theory em confusão judicial
Sempre que Sheldon fica doente, o protagonista de The Big Bang Theory pede para os amigos cantarem a música “Gatinho Macio”.
O motivo é simples: a querida avó de Sheldon também cantava essa música para ele durante a infância. Por isso, a canção traz um grande conforto para o nerd.
A música “Gatinho Macio” (Soft Kitty, na versão original), na verdade, é uma adaptação do poema homônimo, escrito por Edith Newlin na década de 1930.
Depois da utilização da música em The Big Bang Theory, Margaret Perry e Ellen Chase – as filhas de Edith Newlin – processaram a Warner Bros por quebra de direitos autorais.
“A letra de Gatinho Macio desempenhou um papel proeminente no desenvolvimento e na caracterização de um dos personagens centrais da série”, afirmou a ação judicial.
A Warner Bros não se manifestou sobre o processo, mas a Willis Music (uma empresa musical) retrucou o pedido de Margaret e Ellen.
Segundo o grupo, a letra de Gatinho Macio foi obtida de maneira legal, tanto pela série quanto pelos representantes da Warner.
“A canção veio de um livro de capa dura com mais de 150 músicas para crianças. O livro foi escrito por Laura Pendleton MacCarteney. Na página 27, encontramos ‘Gatinho Macio’. A Warner Bros e eu trabalhamos para garantir os direitos para The Big Bang Theory”, comentou Kevin Cranley, o dono da empresa.
Por isso, as filhas de Edith Newlin acabaram perdendo a ação. Afinal, falharam em provar os direitos sobre Gatinho Macio.
“Segundo a juíza Naomi Reice, de Manhattan, Ellen Newlin Chase e Margaret Chase Perry não conseguiram comprovar os direitos de copyright sobre a letra de Gatinho Macio”, afirma o veredito.
Você pode conferir todos os episódios de The Big Bang Theory no catálogo brasileiro do HBO Max.