Contém spoilers

1899: O significado escondido por trás dos nomes dos navios

Sucesso na Netflix, a série 1899 é repleta de mistérios

Você sabia que os navios de 1899 – Kerberos e Prometheus – trazem referências ocultas por trás de seus nomes? A novidade pegou muitos espectadores de surpresa! O novo hit da Netflix é cheio de mistérios e reviravoltas, e os navios da trama não são exceções. Sendo assim, qual é o verdadeiro significado dos nomes?

“O ano é 1899 e eventos misteriosos mudaram o rumo de um navio de imigrantes a caminho de Nova York. Agora, os passageiros terão que desvendar um enigma alucinante”, afirma a sinopse oficial de 1899 na Netflix.

Além de conquistar os assinantes da Netflix, 1899 ganhou o coração da crítica especializada. No Rotten Tomatoes, a série garantiu 83% de aprovação (além de 9.1 no IMDB).

Revelamos abaixo tudo que os espectadores da Netflix precisam saber sobre os verdadeiros significados dos nomes dos navios em 1899; confira.

Navios de 1899 têm referências secretas nos nomes

Na trama de 1899, dois navios têm grande importância. O primeiro é o Kerberos, que leva passageiros de Londres a Nova York.

O outro é o Prometheus, uma embarcação que, após meses perdida, ressurge no meio do Oceano Atlântico.

Muitos espectadores não sabem, mas ambos os nomes fazem referências a histórias da mitologia grega.

“Kerberos” – ou Cérbero, em português – é o monstruoso cão de três cabeças que guarda os portões do submundo.

Na cosmologia grega, Cérbero também impede os mortos de saírem do mundo inferior. O navio de 1899, por sua vez, adota um papel semelhante.

Afinal de contas, quem já conferiu todos os episódios de 1899 já sabe que o Kerberos também mantém os passageiros em uma espécie de prisão.

Prometheus, por sua vez, é uma referência à lenda de Prometeu, um dos personagens mais interessantes da mitologia grega.

Nos mitos gregos, Prometeu rouba o fogo dos deuses e entrega à humanidade, ocasionando assim a gênese da tecnologia e civilização.

Zeus, que temia que os mortais ficassem tão poderosos quanto os próprios deuses, decidiu punir Prometeu, deixando-o amarrado a uma rocha por toda a eternidade, enquanto uma grande águia comia todo dia seu fígado — que se regenerava na manhã seguinte.

Na trama de 1899, o fato do navio perdido ter o nome Prometheus não é uma coincidência. Afinal, os passageiros também passam por um tormento eterno.

Além disso, o nome está relacionado à busca da protagonista Maura por conhecimento – o que é comprovado pelo sinistro desfecho da série.

Com 8 episódios, a 1ª temporada de 1899 está disponível na Netflix. Em breve, a plataforma deve revelar se a série terá uma continuação.

Sair da versão mobile