Inspiração

Baseada em fatos reais? A história por trás de Ligações Perigosas

Novo romance teen conquistou o coração dos assinantes da Netflix

Cheio de reviravoltas, o romance teen Ligações Perigosas está fazendo grande sucesso na Netflix. Produzido com um orçamento modesto, o filme francês se tornou um inesperado hit na plataforma. Quem já conferiu a divertida (e emocionante) trama quer saber: o longa é baseado em uma história real?

“A estudiosa Célène se apaixona pelo rebelde Tristan, sem saber que ela faz parte de uma aposta cruel dele com Vanessa, a rainha das redes sociais da escola”, afirma a sinopse oficial de Ligações Perigosas.

Dirigido por Rachel Suissa, Ligações Perigosas traz Paola Locatelli, Simon Rérolle e Ella Pellegrini como os protagonistas Célène, Tristan e Vanessa.

Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a história por trás de Ligações Perigosas – confira se o filme é inspirado em eventos reais.

Conheça as inspirações de Ligações Perigosas na Netflix

Antes de mais nada, Ligações Perigosas não é baseada em uma história real. Pelo contrário, a trama do filme é completamente fictícia.

No entanto, o filme francês não surgiu “do nada”. Para criar a trama do longa, os roteiristas Rachel Suissa e Slimane Baptiste-Berhoun se inspiraram em um famoso romance histórico

O livro Ligações Perigosas – Les Liaisons dangereuses, em seu título original – foi lançado em 1782 pelo novelista francês Pierre Choderlos de Laclos.

A trama original acompanha as aventuras da Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, dois rivais narcisistas (e ex-amantes) que utilizam a sedução como uma arma poderosa.

Em meio à nobreza francesa, a dupla participa de cruéis jogos amorosos e não hesita em envolver inocentes em suas disputas.

A trama traz críticas mordazes à corrupção e depravação da nobreza francesa do Antigo Regime, mas também é descrita como “uma história sobre duas pessoas amorais”.

Ligações Perigosas, o novo sucesso da Netflix, não é (nem de longe) a primeira adaptação do livro.

Considerado um dos romances mais influentes da história, Ligações Perigosas já ganhou diversas encarnações no cinema e na TV.

Em uma das versões mais aclamadas, lançada em 1988, Glenn Close (Atração Fatal) interpreta a Marquesa de Merteuil e John Malkovich (Império do Sol) vive o Visconde de Valmont.

O filme conta também com astros como Keanu Reeves (John Wick), Uma Thurman (Kill Bill) e Michelle Pfeiffer (Homem-Formiga e a Vespa) no elenco.

Além disso, a trama de Ligações Perigosas serve como base para o filme teen Segundas Intenções, lançado em 1999.

Conhecido por seu “erotismo elegante”, o longa traz Sarah Michelle Gellar (Buffy: A Caça-Vampiros) como Kathryn Merteuil e Ryan Phillippe (Eu Sei o Que Você Fez no Verão Passado) como Sebastian Valmont.

O elenco de estrelas é completado por Reese Witherspoon (Big Little Lies), Selma Blair (Hellboy) e Louise Fletcher (Um Estranho no Ninho).

Devido ao seu enorme sucesso, Segundas Intenções ganhou uma sequência, que está disponível no catálogo brasileiro da Netflix. Você também pode assistir ao novo Ligações Perigosas na plataforma.

Sair da versão mobile