Dark e 1899 – duas das séries mais misteriosas da Netflix – são produzidas pelo casal Baran bo Odar e Jantje Friese. Com o sucesso de 1899, que permanece no Top 10 desde a estreia, os fãs querem saber: será que os personagens de Dark podem aparecer na nova produção? Em uma entrevista recente, os criadores falaram sobre a possibilidade.
“O ano é 1899 e eventos misteriosos mudaram o rumo de um navio de imigrantes a caminho de Nova York. Agora, os passageiros terão que desvendar um enigma alucinante”, afirma a sinopse oficial de 1899 na Netflix.
Já em Dark, quatro famílias embarcam em uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se desenrolar.
Revelamos abaixo se os personagens de Dark vão aparecer em 1899; veja o que os showrunners revelaram sobre o assunto.
Personagens de Dark farão parte da trama de 1899?
O clima de Dark, definitivamente, é muito parecido com o de 1899. A principal diferença é a ambientação das séries.
Além de serem criadas por Baran bo Odar e Jantje Friese, Dark e 1899 compartilham muitas características.
As duas séries são misteriosas, cheias de suspense e repletas de reviravoltas. Além disso, ambas terminam com finais de tirar o fôlego.
Por isso, em meio ao desenvolvimento de 1899, os criadores da série pensaram em fazer um crossover entre Dark e a nova produção.
No entanto, em uma entrevista recente, Jantje Friese e Baran bo Odar revelaram ter desistido da ideia.
“Uma ideia ruim que tivemos, e definitivamente decidimos que não iria acontecer, foi a de uma relação entre Dark e 1899. Recebemos muito essa pergunta, então, espero que os fãs me desculpem: os personagens de Dark não vão aparecer em 1899”, explicou Odar.
Ou seja: os fãs podem abandonar a esperança de um crossover entre Dark e a trama misteriosa de 1899.
Segundo muitos espectadores, 1899 não é exatamente “simples” – mas é bem mais fácil de se entender do que a complexa Dark. Na entrevista, os criadores da série também discutiram essa diferença.
“A nossa intenção não foi copiar a forma como estruturamos as coisas em Dark. São dois conceitos que precisam ser contados de formas diferentes. Em Dark, a história fala, basicamente, sobre tempo. 1899, por sua vez, tem um outro tipo de estrutura. Mas em nenhum momento pensamos que ‘as pessoas não entenderam Dark, e por isso, vamos facilitar dessa vez’. Acho que é uma questão bem mais individual”, comentou o showrunner.
Na verdade, o único “crossover” de Dark e 1899 envolve o ator alemão Andreas Pietschmann. Em 1899, o astro vive o Capitão Eyk Larssen, e em Dark, interpreta o Estranho.
Você pode conferir todos os episódios de Dark e 1899 no catálogo brasileiro da Netflix.