Logo após estrear no catálogo brasileiro da Netflix, Pânico passou a figurar no Top 10 do streaming. O filme de 2022 se destaca por apresentar ao público uma nova geração de vítimas para o assassino Ghostface. Em meio ao sucesso do longa na plataforma, muitos assinantes ficaram confusos com o bombástico final da trama.
“Mais de 20 anos depois, um novo Ghostface aterroriza os adolescentes de Woodsboro. Mas velhos amigos vão tentar impedir o massacre”, diz a sinopse oficial de Pânico.
Além de trazer de volta algumas das maiores estrelas da franquia – como Neve Campbell e Courteney Cox – Pânico conta também com Melissa Barrera (O Despertar do Mal) e Jenna Ortega (Wandinha) no elenco.
Já assistiu Pânico na Netflix? Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o surpreendente desfecho do longa – veja quem é o verdadeiro Ghostface e o que o assassino queria.
Final explicado de Pânico – Quem é o Ghostface?
A reta final de Pânico começa após o surpreendente assassinado de Dewey – que morre em um sacrifício heroico para salvar Tara, Richie e Sam do Ghostface.
A morte de Dewey faz Sidney Prescott voltar a Woodsboro, e eventualmente, a personagem de Neve Campbell compartilha uma aguardada reunião com Gale Weathers.
Ela também se encontra com Sam para pedir a ajuda da protagonista, mas a jovem decide deixar a cidade com Richie e Tara. Sidney e Gale entendem a decisão de Sam, e para garantir a segurança da jovem, aceitam acompanhá-la até a casa de Amber (que vale lembrar, é a casa antiga de Stu Macher, um dos Ghostfaces originais).
Aí, em um dos momentos mais chocantes do filme, Amber se revela como a nova Ghostface. Após atirar em Liv, ela também confirma Richie como seu aliado. Os matadores se conheceram na internet, em fóruns sobre a franquia Stab (a contraparte de Pânico no universo da franquia).
Ou seja: os novos assassinatos não são perpetrados por apenas um Ghostface, mas por dois serial killers aliados – assim como acontece no primeiro filme da franquia. Richie é quem ataca Tara no início do filme, por exemplo.
O que os Ghostfaces queriam no final de Pânico?
Ainda na casa de Amber, a dupla de assassinos diz que não gostou nada do oitavo filme de Stab, já que o longa subverte alguns dos principais elementos da franquia. Com o objetivo de trazer a saga de volta às origens, eles criam uma série de assassinatos que, uma hora ou outra, resultaria no retorno do “elenco” original: Dewey, Sidney e Gale.
Essa série de assassinatos, segundo Amber e Richie, servirá como inspiração para o novo filme de Stab. Com o plano dos assassinos exposto, começa a luta pela sobrevivência na cozinha da casa de Amber. Felizmente, Gale consegue atirar em Amber e atear fogo na personagem, derrotando assim a serial killer.
Enquanto isso, Richie persegue Sam, que começa a alucinar com as visões de Billy. É a “presença” do assassino original que faz a protagonista encontrar uma faca e atingir Richie. O personagem, então, leva um tiro, o que encerra de uma vez por todas a série de assassinatos.
Gale decide não explorar os crimes em um novo livro. Afinal, esse era um dos objetivos de Amber e Richie.
É assim que Pânico chega ao fim. Em Pânico 6, é importante lembrar, os sobreviventes se mudam de Woodsboro para Nova York – onde uma nova onda de mortes não demora a começar.
Pânico (ou Pânico 5) está disponível no catálogo brasileiro da Netflix.