Disponível no catálogo brasileiro da Netflix, Fiéis não demorou a conquistar os assinantes da plataforma, figurando no Top 10 de 73 países dias após a estreia. O longa, no entanto, é detonado pela crítica especializada! Sendo assim, o que pode explicar o enorme sucesso da produção no streaming?
“Duas amigas criam uma complicada rede de mentiras, mas tudo vem à tona depois que uma delas desaparece”, diz a sinopse oficial de Fiéis na Netflix.
Em Fiéis, Bracha van Doesburgh, de Efeito Dominó, interpreta a protagonista Bodil; enquanto Elise Schaap, de Adeus à Lua, vive Isabel.
Mostramos abaixo as principais razões que explicam o sucesso de Fiéis na Netflix, apesar da baixa qualidade do longa; confira!
Fiéis segue a tendência de thrillers eróticos na Netflix
O filme holandês Fiéis estreou na Netflix no dia 17 de maio de 2023. Menos de 24 horas depois, a produção dramática passou a figurar no Top 10 do streaming, superando alguns dos maiores hits da plataforma.
No ranking brasileiro da Netflix, por exemplo, Fiéis é o segundo filme mais assistido pelos assinantes, perdendo apenas para o thriller de ação A Mãe, protagonizado por Jennifer Lopez.
Fiéis não faz sucesso somente com o público brasileiro, mas também com a audiência internacional da Netflix.
Até o momento, o filme erótico aparece no Top 10 de 73 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Argentina e muitos outros.
Por outro lado, Fiéis falhou em conquistar a crítica especializada. Nas resenhas da imprensa, o longa é detonado por quase todos os seus aspectos – desde as performances do elenco até a condução da trama, passando também pela história repleta de clichês, a edição mal feita e o final ridículo.
No site Rotten Tomatoes, o maior agregador de resenhas críticas da internet, Fiéis tem apenas 20% de aprovação.
“‘Sem graça’ talvez seja a melhor expressão para descrever Fiéis. Pouco se salva no filme. A narrativa é terrivelmente monótona, os personagens são caricaturas unidimensionais, e os aspectos técnicos não têm absolutamente nenhuma característica redentora”, diz a resenha do site TheReviewGeek.
Nesse sentido, surge a dúvida: se Fiéis é tão ruim, por que o longa faz tanto sucesso na Netflix? A resposta é muito simples: o longa conquista o público simplesmente por ser um filme erótico.
As produções eróticas da Netflix, a grosso modo, fazem sucesso com o público enquanto são completamente detonadas pela crítica especializada. Afinal de contas, a maior parte dos espectadores não assiste aos longas em busca de uma história crível ou personagens interessantes.
Na verdade, a audiência dos thrillers eróticos da Netflix é formada, primordialmente, por pessoas que apenas desejam encontrar em filmes “normais” a excitação de produções pornográficas.
É por isso que Fiéis pode ser comparado, por exemplo, à franquia 365 DNI e a séries como Sex/Life e Desejo Obsessivo.
Você já pode assistir Fiéis na Netflix.