Introduzido na 4ª temporada de Stranger Things, Vecna é, de longe, o vilão mais assustador da série. Com uma origem misteriosa e terríveis planos para Eleven e seus amigos, o personagem já tira o sono de muitos assinantes da Netflix. Mas afinal: como Vecna foi criado? De acordo com os produtores de Stranger Things, o processo foi realmente nojento.
“As trevas retornam a Hawkins a tempo das férias, trazendo terror, lembranças perturbadoras e uma nova ameaça terrível”, indica a sinopse da 4ª temporada de Stranger Things na Netflix..
Vale lembrar que a 4ª temporada de Stranger Things – devido à sua enorme extensão – foi dividida em duas partes. A primeira delas já está disponível na Netflix. A reta final, chega apenas no início de julho.
Enquanto isso, explicamos abaixo tudo que os fãs de Stranger Things precisam saber sobre a criação de Vecna na 4ª temporada; confira.
Criação de Vecna em Stranger Things envolveu muita vaselina
Em Stranger Things, a verdadeira origem de Vecna só é explicada no episódio final da 1ª parte da 4ª temporada.
Com revelações chocantes, a série também confirma o monstro como um dos principais antagonistas da temporada final – que também já foi encomendada pela plataforma.
Em Stranger Things 4, Vecna é bem diferente de monstros como o Demogorgon e o Devorador de Mentes. O personagem aparece como uma espécie de “cadáver vivo”, uma criatura humanoide viscosa e aterrorizante.
Para atingir em cheio a nostalgia dos anos 80, os Irmãos Duffer decidiram utilizar efeitos práticos para a criação de Vecna.
“Efeitos práticos são muito importantes para a nostalgia dos anos 80. Por isso, procuramos alguém com o talento do Barrie (Gower, o designer de próteses de Stranger Things) para criar esse visual”, comentou Amy Forsythe, a chefe do departamento de maquiagem da série.
Segundo Barrie Gower, Vecna é “o monstro mais humano de Stranger Things”. O objetivo do designer era “criar um personagem com quase 100% de efeitos práticos”.
O “figurino” de Vecna é formado de várias peças diferentes, que todos os dias, eram coladas à pele do intérprete.
Embora tenha sido bastante demorado, o processo permitiu que o ator de Vecna se movimentasse com mais liberdade.
Ao todo, o intérprete de Vecna – que tem sua identidade revelada no episódio final da 1ª parte de Stranger Things 4 – precisou passar de 6 a 7 horas por dia na cadeira de maquiagem.
“No momento das filmagens, o Vecna tem que parecer muito viscoso. Por isso, usamos produtos como vaselina”, explicou Barrie Gower.
A utilização de vaselina na caracterização do visual de monstros é um velho truque de Hollywood.
“Quanto mais lubrificante você coloca, mais realistas ficam os personagens. É um truque das antigas”, comentou Gustav Hoegen, um designer de animatrônicos.
A 1ª parte da 4ª temporada de Stranger Things está disponível na Netflix.