Vai mudar?

Netflix considera mudança muito pedida pelos fãs

Netflix está pensando em utilizar o lançamento semanal de episódios em suas séries

Por mais que a Netflix tenha marcado a indústria do entretenimento lançando temporadas inteiras de suas séries de uma só vez, esse modelo parece estar sendo finalmente revisado pela empresa, que pode começar a lançar mais séries com episódios semanais.

O aumento das opções de streaming nos últimos anos bem complicando a vida da Netflix, que por muito tempo reinou sozinha nesse mercado. Mesmo tendo lançamentos muito relevantes como Stranger Things, a competição acabou colocando ainda mais pressão nas produções originais da plataforma.

Com a enxurrada de conteúdo nos streamings, tem se comentado muito sobre como a Netflix pode se adaptar para continuar a frente dos outros. Isso gerou a ideia de um plano mais barato com anúncios e o cancelamento muito mais agressivo de conteúdos que não performam como o esperado.

Já foi assumido por um de seus criadores que a empresa valoriza muito mais as visualizações de suas produções nas primeiras semanas depois do lançamento. O que acabou acendendo a discussão se a estratégia de lançar uma temporada inteira por vez ainda é a melhor.

A Netflix parece estar prestes a fazer uma grande mudança. Em uma nova edição da newsletter da Puck News, é sugerido que a empresa quer começar a se afastar do seu antigo modelo de lançamento de alguma forma.

Hoje, alguns realities do serviço já tem episódios semanais, mas parece estar chegando o momento em que os maiores lançamento da plataforma usarão a mesma estratégia, que já se mostrou bem sucedida na concorrência.

Um novo caminho para Netflix

Na newsletter, Matthew Belloni apontou que o CEO da Netflix: “tem parecido relutante em abrir mão do modelo de maratona porque ele não precisava ou queria. Agora parece que ele quer.”

A empresa já começou a experimentar mudanças com algumas séries originais como as quartas temporadas de Ozark e Stranger Things sendo divididas em duas partes, e planeja fazer o mesmo com Manifest.

A demanda do público por episódios semanais aumentou, levantando que séries como Sandman se beneficiariam de um modelo de lançamento diferente.

Acaba sendo mais fácil para a audiência assistir suas séries evitando spoilers, e além dar mais tempo para a produção performar melhor ao longo da temporada e se manter presente nas discussões de amigos e comunidades.

O formato semanal da mais espaço para teorias dos fãs, conversas, e acaba mantendo a assinatura de quem está na plataforma para apenas uma produção. Já que com mais tempo de assinatura o usuário também tem mais tempo de explorar outros títulos.

Sair da versão mobile