Atualmente, a Netflix passa por um dos momentos mais conturbados de sua história. Criticada por reajustes nos planos e um controverso modelo de negócios, a plataforma tem tudo para viver dias ainda mais difíceis em um futuro próximo. Afinal de contas, 25% dos assinantes planejam abandonar a plataforma.
Somente no primeiro semestre de 2022, a Netflix perdeu cerca de 1,2 milhão de assinantes. Para compensar o prejuízo, a plataforma decidiu investir em um polêmico novo modelo de assinaturas – que também revoltou parte dos clientes.
Além disso, vale lembrar que o mercado dos streamings se torna cada vez mais concorrido, com a criação de plataformas como HBO Max, Disney+, AppleTV+ e muitas outras.
Revelamos abaixo por que 25% dos clientes da Netflix desejam cancelar as assinaturas da plataforma; confira.
Preço, falta de conteúdo e outras questões incomodam os assinantes da Netflix
O site Reviews.org, especializado em tecnologia e marketing, publicou em 20 de setembro um interessante relatório sobre os hábitos de consumo dos americanos.
De acordo com a pesquisa, a Netflix continua na liderança na “corrida dos streamings”. 77% dos clientes de plataformas utilizam a Netflix. Além disso, 70% afirmaram usar a Netflix mais que “qualquer outra plataforma”.
O HBO Max ficou em segundo lugar, seguido pela Disney+, Peacock, Hulu, Apple TV+ e, na lanterna, Paramount+.
Dito isso, 25% dos assinantes da Netflix planejam abandonar a plataforma em um futuro próximo.
Segundo os entrevistados, o principal motivo dessa debandada é o aumento nos preços da plataforma.
Entre 2021 e 2022, a Netflix optou por reajuste nos preços de assinatura para compensar as perdas de assinantes. O preço salgado, por outro lado, acabou desagradando muita gente.
Dos assinantes da Netflix que planejam deixar a plataforma, dois terços apontaram o preço alto como o principal motivo do cancelamento.
Além disso, 1 em cada 3 participantes do estudo citou a falta de conteúdo como motivo para o possível cancelamento da assinatura.
Com a criação de novas plataformas de streaming, a Netflix acabou perdendo diversas séries de sucesso para concorrentes.
Finalmente, 30% das pessoas que desejam deixar a Netflix afirmaram usar outros serviços de streaming mais do que a plataforma.
Para chegar ao resultado, o estudo da Reviews.org entrevistou mil consumidores americanos.
Recentemente, a Netflix anunciou a criação de um novo plano de assinatura. O modelo terá valor mais barato, mas virá acompanhado de propagandas.
Na época, muita gente utilizou as redes sociais para afirmar que, se a Netflix incluir anúncios entre sua programação, vão cancelar as assinaturas da plataforma.
Até o momento, o novo plano de assinaturas da Netflix não tem data para ser implementado no Brasil.