Já disponível na Netflix, a 5ª temporada de The Crown aborda alguns dos maiores escândalos da Família Real – desde o ‘Tampongate’ até o divórcio do Príncipe Charles e Lady Di, passando pela crescente antipatia do público pela monarquia. No entanto, nem mesmo os 10 episódios do novo ano são capazes de abordar todos os escândalos da realeza.
“Diana e Charles travam uma guerra nos tabloides, e o papel da monarquia começa a ser questionado. Parece que a década de 1990 trará desafios para a Rainha Elizabeth”, afirma a sinopse oficial da 5ª temporada de The Crown.
Nos novos episódios, Imelda Staunton (Harry Potter) dá vida à Rainha Elizabeth II. O elenco conta também com Jonathan Pryce (Game of Thrones), Dominic West (The Wire), Elizabeth Debicki (O Grande Gatsby) e Lesley Manville (Harlots).
Mostramos abaixo alguns escândalos da Família Real que a 5ª temporada de The Crown não mostra; confira.
The Crown 5 não aborda escândalos de Lady Di e outros integrantes da Família Real
O “Tanpongate” – a constrangedora ligação do Príncipe Charles para Camilla – é o tema principal do 5º episódio da 5ª temporada de The Crown.
No entanto, a série da Netflix deixa de fora o “Squidgygate”, outro escândalo telefônico da Família Real. Nesse caso, a Princesa Diana foi a principal afetada.
Em 1992, o tabloide britânico The Sun publicou uma transcrição de uma ligação “íntima” de Lady Di para o amigo James Gilbey. Na chamada, Gilbey chama Diana pelo apelido “squidgy” (uma expressão inglesa que pode ser traduzida como ‘molenga’).
Na ligação, Diana também compara seu próprio casamento com o de uma personagem de EastEnders, uma das novelas mais populares do Reino Unido.
A 5ª temporada de The Crown também falha em abordar a viagem de Charles e Diana à Índia, que também aconteceu em 1992.
Foi nessa viagem que Diana tirou uma icônica foto, sozinha, em frente ao Taj Mahal. O monumento, vale lembrar, representa o amor de um marido por sua esposa.
“Ela parecia triste, acho que sabia como a história iria terminar”, afirma o historiador Anwar Hussein.
Mais de 20 anos depois, em 2016, o Príncipe William e Kate Middleton tiraram uma foto nesse exato lugar.
A 5ª temporada de The Crown começa em 1991 e termina em 1997. Mesmo assim, a série deixa de fora alguns dos maiores atos de caridade da Princesa Diana, incluindo seus famosos passos sobre um campo minado angolano.
Finalmente, The Crown 5 também falha em abordar (com profundidade) o término de Diana com o cirurgião Hasnat Khan.
Outros eventos, como o casamento da Princesa Anne com Sir. Timothy Laurence, são apenas citados.
A 5ª temporada de The Crown já está disponível no catálogo da Netflix.