Marvel

Crítica | Demolidor – 1ª temporada

Um projeto ambicioso da Netflix com a Marvel, Demolidor ganhou roupagem diferente de todas as adaptações de super-heróis produzidas até o momento. Deixando de lado visuais carnavalescos ou enredo infanto-juvenil, a série se esbalda em violência e efeitos especiais modestos.

Com uma fotografia escura, cada quadro de Demolidor está imerso nas sombras, seja para inserir o telespectador no universo do herói, que é deficiente visual, ou para dar o tom de desesperança em face daquele universo de alta criminalidade que impera em Hell´s Kitchen, bairro de Manhattan.

Interpretado de forma firme e competente por Charlie Cox, Matt Murdock apanha quase que o seriado inteiro (cortes, hematomas e bolhas enfeitam o corpo do advogado), o que acaba tornando o personagem mais crível e menos “fantástico” do que de costume neste mundo Marvel.

Depois de uma tentativa frustrada de transpor a história do Demolidor para o cinema com Ben Affleck, o herói foi ressuscitado da melhor maneira possível na Netflix. Fica evidente que a liberdade de poder ousar mais neste formato acaba gerando um produto mais adulto e mais complexo. O público ganha…

Com um elenco meticulosamente escolhido para acompanhar a história do vigilante nova iorquino, a série fica acima da média no quesito atuações. Se contamos com o simpático Elden Henson interpretando o “alívio cômico” da história e o sócio de Matt Murdock, Foggy Nelson, Deborah Ann Woll (de True Blood) como Karen é a dose certa de personagem feminino inteligente e bem conduzido.

No entanto, quem rouba a cena é de fato Vincent D’Onofrio como o assustador Wilson Fisk. Sua composição do personagem é magistral, desde seu tom de voz frio e incômodo até seu olhar distante e cheio de significados. A fúria e a maldade que o personagem guarda dentro de si é monstruosa (flashbacks amparam o histórico de violência que Fisk foi exposto na infância) e talvez um dos melhores vilões transpostos dos quadrinhos para o live action.

Para contracenar à altura da criação de D’Onofrio, foi sábia a inserção de um interesse romântico para o antagonista. Vanessa, interpretada pela bela e talentosa Ayelet Zurer (de O Homem de Aço), é uma mulher forte, interessante e sofisticada. Nada mais justo do que humanizar o vilão para tornar a obra mais realista ainda.

Muito mais interessados em construir um roteiro consistente, a série foca mais na onda de criminalidade de Hell´s Kitchen, na corrupção policial, nas máfias russas e chinesas do que em eventos costumazes dos filmes da Marvel: explosões de prédios ou pessoas voando. É claro que há muita porrada brilhantemente coreografada por sinal ao longo dos 13 episódios, mas há também um enredo firme que a trama se sustenta.

Seja nos debates recheados de bons diálogos entre Murdock e o padre, ou nas negociações entre Fisk e Leland (Bob Gunton) ou Madame Gao (Wai Ching Ho), tudo funciona suficientemente bem a ponto de não deixar a peteca cair nos longos episódios de 56 minutos.

Redonda, a temporada termina de maneira a suscitar mais interesse ainda pelo que vem pela frente na vida do herói, por conseguinte na segunda temporada (2016). Um grande feito em tempos de fartura de séries.

Sair da versão mobile