Filmes

Por que Super Mario Bros: O Filme está sendo detonado pelos críticos

Infelizmente, Super Mario Bros falhou em impressionar a crítica especializada

Em cartaz nos cinemas brasileiros, Super Mario Bros introduz às telonas alguns dos personagens mais icônicos da franquia Mario, da Nintendo. Apesar de chamar a atenção dos fãs por seu visual colorido e trama divertida, o filme animado falhou em conquistar a crítica especializada.

“Com a ajuda da princesa Peach, Mario se prepara para enfrentar o todo-poderoso Bowser e impedir seus planos de conquistar o mundo”, diz a sinopse oficial de Super Mario Bros.

O elenco de vozes de Super Mario Bros: O Filme conta com Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha), Charlie Day (It’s Always Sunny in Philadelphia), Seth Rogen (Vizinhos), Jack Black (Escola do Rock) e Fred Armisen (Wandinha).

Mostramos abaixo por que Super Mario Bros está sendo detonado pela crítica especializada; confira!

Super Mario Bros pode se tornar um verdadeiro fracasso crítico

Super Mario Bros estreou nos cinemas brasileiros em 6 de março de 2023 (quinta-feira). Produzido com um orçamento de mais de 100 milhões de dólares, a expectativa é que o filme recupere o investimento da Illumination ainda no primeiro fim de semana de exibições.

No que depender da crítica especializada, no entanto, Super Mario Bros se tornará um inegável fracasso.

Até o momento, o filme tem apenas 53% de aprovação no Rotten Tomatoes, uma nota bastante baixa. O consenso do site, por outro lado, diz que Super Mario Bros não é um filme “ruim”, apenas “mediano”.

“Apesar de não ser, nem de longe, tão emocionante quanto o jogo original, Super Mario Bros: O Filme é uma colorida – embora com roteiro escasso – aventura animada que tem tantas qualidades quanto defeitos”, diz o consenso da agregadora de críticas.

O site Polygon, por exemplo, detona Super Mario Bros pelo fato do filme não inovar em nada. A fidelidade do longa ao game original, segundo a resenha, é um dos grandes “pecados” da produção.

“Esta nova roupagem do Mario é tão fiel em seus esforços para recriar a iconografia de quatro décadas de videogames, que quase não sobra energia para conquistar quem não se importa com a franquia original. O filme Super Mario Bros é como um sermão para os fiéis da Nintendo e seus herdeiros”, avalia a resenha.

A crítica do The Hollywood Reporter, por sua vez, critica a trama de Super Mario Bros, mas elogia o desempenho do elenco de vozes – especialmente o de Charlie Day, intérprete de Luigi.

“O enredo é o mais básico possível, e o desenvolvimento dos personagens claramente não é uma prioridade. Considerando a ótima performance de Day como Luigi, é uma pena o personagem desaparecer por períodos tão longos”, explica o site.

Por último, a crítica do site Slant Magazine dá a entender que Super Mario Bros não passa de uma “propaganda longa demais”.

“O filme faz relativamente pouco para justificar sua existência além de servir como extensão da marca. É colorido, salta de um momento cheio de nostalgia para o próximo, e é meticulosamente projetado para ser o mais inofensivo possível”, avalia a resenha.

Você já pode conferir Super Mario Bros nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.