No dia 8 de setembro de 2022, o mundo se despediu da Rainha Elizabeth II. A monarca mais longeva da história do Reino Unido faleceu aos 96 anos. Com a morte da Rainha, muitas pessoas começaram a divulgar nas redes sociais uma cena de Os Simpsons – que supostamente, acerta em cheio a data do falecimento de Elizabeth II.
Para muitos fãs, Os Simpsons é uma “série profeta”. A produção animada já “previu” a eleição de Donald Trump, a epidemia de Covid-19, e alguns dos acontecimentos mais importantes dos últimos anos
Mas afinal: a cena de Os Simpsons que (supostamente) acerta a data da morte da Rainha Elizabeth é real? Ou é apenas uma brincadeira de trolls?
Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a cena em questão e sua relação com a morte da Rainha Elizabeth; confira.
Cena de Os Simpsons realmente previu a morte da Rainha Elizabeth?
Após os representantes da Família Real confirmarem a morte da Rainha Elizabeth II, uma imagem de Os Simpsons passou a circular nas redes sociais.
Na imagem (tirada de um episódio exibido em 2014), o caixão da Rainha Elizabeth aparece com a mensagem “1926-2022”. A cena, dessa forma, “marca” a data da morte da monarca para 2022.
Ao analisar o tweet viral que acompanha a foto, é possível concluir que a imagem foi adulterada para incluir a nova data.
A postagem consiste de três imagens diferentes. A primeira delas, atribuída a um episódio de 2014 de Os Simpsons, na verdade, vem de “The Regina Monologues”, o quarto capítulo da 15ª temporada da animação.
O episódio não foi exibido em 2014, mas sim em 2004. Além disso, ele não mostra a morte da Rainha Elizabeth II. No capítulo em questão, Homer é detido após atingir a carruagem da monarca com seu carro.
Devido ao acidente, Elizabeth é obrigada usar um colar cervical (como você pode conferir na imagem). Porém, a Rainha não morre.
As outras duas imagens também aparecem durante as 33 temporadas da série animada – mas nenhuma delas faz referência à morte da Rainha.
Ou seja: a inclusão de “2022” na imagem é uma alteração falsa, criada apenas para enganar os internautas e garantir a viralização do tweet.
Em todas as situações, é extremamente necessário verificar a fonte das informações que são divulgadas nas redes sociais e em vídeos do YouTube. Com as fake news, todo cuidado é pouco!
Mostramos abaixo a imagem que garantiu mais de 400 mil curtidas no Twitter; veja.
No Brasil, os episódios de Os Simpsons estão disponíveis na plataforma Star+. Clique aqui para assinar o streaming.