Polêmica

Rainha Elizabeth II morreu insatisfeita com The Crown; veja porquê

Trajetória da monarca do Reino Unido é retratada na série da Netflix

No dia 8 de setembro de 2022, após um reinado de 70 anos, morreu a Rainha Elizabeth II. Aos 96 anos, a monarca do Reino Unido testemunhou alguns dos eventos mais importantes do último século. O que muitos admiradores não sabem é que a Rainha faleceu insatisfeita com a série The Crown, um dos maiores sucessos da Netflix.

“Baseada em eventos históricos, esta série dramatiza a vida da rainha Elizabeth II e os eventos políticos e pessoais que moldaram seu reinado”, afirma a sinopse oficial de The Crown na Netflix.

Nas primeiras temporadas da série, a Rainha Elizabeth II foi interpretada por Claire Foy. Nos episódios mais recentes, a monarca ganhou vida pela atuação de Olivia Colman. E nas temporadas finais, será vivida por Imelda Staunton.

Revelamos abaixo por que a Rainha Elizabeth II não gostou de um aspecto polêmico de The Crown; confira.

Rainha Elizabeth não curtiu a caracterização de personagem importante em The Crown

Embora seja inspirada na vida real, The Crown adota uma grande liberdade criativa para abordar os eventos mais importantes da vida da Rainha Elizabeth II.

O fato da série vincular aspectos fictícios a situações que realmente aconteceram já causou grande polêmica no Reino Unido.

“A Netflix deveria colocar um ‘aviso de ficção’ em The Crown. Temo que uma geração de espectadores que não viveu esses eventos possa confundir ficção com realidade”, comentou Oliver Dowden, o Secretário de Cultura do Reino Unido.

A opinião da Família Real sobre The Crown, até hoje, é envolta em mistério. Poucos integrantes da realeza comentaram sobre a série.

No entanto, fontes ligadas a Elizabeth II afirmaram que a Rainha ficou “particularmente insatisfeita” com a maneira como a produção da Netflix caracteriza o relacionamento do Príncipe Phillip com o filho Charles (que agora, é o novo Rei da Inglaterra).

“Ela ficou muito irritada com uma cena em que o Philip não demonstra simpatia por um Charles claramente chateado, enquanto o leva para a Escócia”, afirmou a fonte anônima.

O momento em questão acontece em “Paterfamilias”, o 9º episódio da 2ª temporada de The Crown.

No capítulo, o Príncipe Philip – na época interpretado por Matt Smith, o Daemon Targaryen de A Casa do Dragão – leva Charles para a casa após o filho falhar em um teste da escola.

A série, dessa forma, caracteriza o relacionamento do Príncipe Philip com Charles de maneira “fria” e “desinteressada”.

“Isso simplesmente não aconteceu”, comentou a fonte consultada por um canal britânico.

Helena Bonham Carter, a intérprete da Princesa Margaret, já havia alertado sobre a “confusão entre ficção e realidade”.

“É uma série dramatizada”, comentou a atriz, referindo-se a The Crown. “Sinto que temos a responsabilidade moral de dizer: ‘Pessoal, não estamos atuando em um documentário, é apenas um drama’. São duas entidades diferentes”, completou Carter.

Todas as temporadas de The Crown estão disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.